Nossa receita desta semana tem gostinho de comida da roça. Uma deliciosa Panceta suína recheada com farofa de farinha de milho e assada lentamente ao forno. Uma receita muito simples e que vem acompanhada de uma explosão de sabores.

continua após a publicidade

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1 Panceta suína de aproximadamente 2,5kg
4 xícaras de Farinha de Milho amarela em flocos
4 Ovos
2 Cebola média
6 dentes de Alho
1 Limão
80g de Cebolinha verde
Sal, Pimenta do reino e Páprica doce a gosto.

Mão na Massa

A Panceta

continua após a publicidade

1 – Em um recipiente, coloque a Panceta e tempere com o suco de um limão, 4 dentes de Alho picados, Sal, Pimenta do Reino e Páprica doce. Deixe marinar e reserve.

A Farofa

continua após a publicidade

1 – Em uma frigideira grande, coloque uma colher de Manteiga, um fio de Azeite e um cebola cortada em cubinho bem pequenos, frite até dourar. Acrescente quatro dentes de alho e em seguida quatro ovos, misture bem até que os ovos estejam cozidos. Acrescente a farinha de milho e vá mexendo até que fique torrada. Reserve.

Ao forno

1 – Em uma travessa, coloque a Panceta com a parte do couro para baixo. Em seguida coloque uma parte da farofa ao centro de forma que posteriormente, dê para fechar as duas laterais da Panceta formando um rolo.

2 – Com a ajuda de agulha e linha costure as Laterais da Panceta uma a outra formando um grande tubo de modo que a farofa fique no centro. Em seguida costure também as extremidades para que a farofa não saia.

3 – Coloque a Panceta em uma assadeira forrada com Papel Alumínio para facilitar a limpeza posteriormente. Cubra com mais um pedaço de papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180° por duas horas.

4 – Retire o papel alumínio superior e deixe até dourar com o forno em 200°.

Servidos?

Na mesa – Coloque a Panceta ao centro de uma travessa e em seguida coloque o restante da farofa ao redor, deixando que seus convidados se sirvam à vontade. No prato – coloque uma fatia da Panceta ao centro do prato de cubra com um pouco de farofa.

Aproveite esta receita para um delicioso almoço de Domingo!!!

Esta receita serve até 6 pessoas.