Costela suína com quirerinha

Nossa receita desta semana traz um clássico da culinária mineira que já ganhou espaço em todos os nossos estados. Em alguns estados, conhecida também como canjiquinha, a quirera de milho com costelinha suína é um prato para o inverno, muito saboroso e fácil de fazer.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1kg de Costelinha Suína

300g de Quirera de milho

4 dentes de Alho

1 Cebola costadas em finas rodelas

1 Limão cravo

150g de Cebolinha verde cortada bem fininha

Sal, Pimenta, Noz Moscada e Páprica a gosto.

Mão na Massa

A Costelinha

1 – Corte a costelinha em pequenos pedaços no intervalo de cada osso.

2 – Coloque-as em um recipiente, tempere com Sal, Pimenta do Reino, o suco de um limão e quatro dentes de Alho amassados. Deixe marinar por 15 minutos.

A Quirerinha

1 –  Em um recipiente, coloque 300g de Quirerinha, cubra com água e deixe por 5 minutos. Em seguida enxague com agua limpa por duas vezes, escorra bem e reserve.

2 – Em uma panela funda coloque um fio de Azeite, uma colher de Manteiga e frite as costelinhas até dourar.

3 – Em seguida acrescente a cebola picada em finas rodelas. Frite até caramelizar. Acrescente 1,5 litros de água e vá mexendo para que a Quirerinha não grude no fundo da panela.

4 – Neste ponto, verifique o sal, acrescente uma pitada de Noz Moscada ralada e se necessário, uma pitada de pimenta.

5 – Vá mexendo até que a Quirerinha esteja cozida, caso necessário acrescente mais um pouco de água para que não fique seco.

Servidos?

Na Panela – Você poderá servir a Quirerinha direto na Panela e deixar que seus convidados se sirvam à vontade. Deixe um pequeno recipiente com as Cebolinhas cortadas para que se sirvam à gosto também.

No Prato – Coloque duas conchas de Quirerinha em um prato fundo, com o auxílio de um garfo ou pegador de carne, coloque duas ou três porções de costelinha ao centro e salpique com Cebolinha verde. Utilize um ramo de Salsinha para ornamentar.

Aproveite esta receita para um delicioso Jantar de inverno com seus amigos.

Esta receita serve até 4 pessoas.

Voltar ao topo