Nossa receita desta semana apresenta um delicioso contra filé com osso pré-cozido na panela de pressão e depois assado ao forno, acompanhado de uma polenta mole muito saborosa feita no próprio caldo da carne.
Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1 peça de contra filé com osso de aproximadamente 1,5kg
1 cebola
4 dentes de alho
1 e ½ Xícaras de fubá
Sal grosso, pimenta do reino e pimenta rosa a gosto.

Mão na massa

O contra filé
1 – Em uma assadeira, cubra toda a peça de contra filé com sal grosso, cuidando para que todos os lados fiquem cobertos de sal, inclusive o lado do osso. Deixe descansar por aproximadamente 20 minutos.
2 – Em uma panela de pressão, coloque uma cebola cortada em rodelas, dois dentes de alho com casca e a peça de contra filé.
3 – Tampe e cozinhe por aproximadamente 30 minutos, sem adição de água.
4 – Retire somente a carne da panela e coloque em uma assadeira. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos em forno pré-aquecido em 200º, até dourar. Reserve.
5 – Coloque cerca de 1 litro de água na panela e deixe ferver para deglaçar todos os sabores retidos no fundo da panela.

A polenta

1 – Em uma panela, coloque um fio de azeite e uma colher de manteiga, frite dois dentes de alho amassados e em seguida despeje uma concha da água de deglace da panela onde a carne foi cozida.
2 – Em um copo coloque um pouco de água fria e dilua o fubá antes de juntá-lo à panela.
3 – Despeje o fubá diluído e vá mexendo em fogo baixo, verifique se somente o sal deixado pela carne é suficiente ou se será necessário acrescentar um pouco mais.
4 – Não pare de mexer para que o fubá não grude no fundo e assim que atingir a consistência de polenta mole, desligue. Caso necessário se a polenta ficar muito consistente, acrescente um pouco mais da água do deglace.

Servidos?

Na mesa – Você poderá deixar a peça inteira sobre uma tábua de carnes, juntamente com uma tigela com a polenta mole para que seus convidados se sirvam à vontade.
No prato – Coloque uma concha de polenta mole num prato raso, de preferência de cor escura, em seguida coloque uma fatia de contra filé já sem osso ao centro, decore com um ramo de salsinha e pimenta rosa a gosto.
Aproveite esta receita para um delicioso jantar com seus amigos.
Esta receita serve até 4 pessoas.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Instagram Compartilhe no Twitter Compartilhe a Tribuna