Nossa receita desta semana apresenta um clássico suíço que já foi adotado pela culinária brasileira, principalmente nas noites românticas de frio. Em uma de suas versões, também é encontrado como sobremesa onde o queijo é substituído pelo chocolate.

continua após a publicidade

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

250g de Queijo Emental – Ralado

continua após a publicidade

250g de queijo Gruyere – Ralado

100g de Queijo Gouda – Ralado

continua após a publicidade

50ml de vinho branco

1 Dente de Alho

Noz moscada a gosto.

 

Mão na Massa

 O Fondue

1 –  Em uma panela funda comum, caso você não tenha uma panela específica para fondue, coloque um fio de Azeite e frite um dente de alho inteiro em fogo baixo até dourar e ao final retire ele da panela.

2 – Acrescente 50ml de vinho branco e em seguida os queijos ralados, vá mexendo até que todos os queijos estejam derretidos.

3 – Coloque noz moscada ralada a gosto.

4 – É importante que a panela seja mantida no fogo brando para que o queijo não endureça novamente.

 

O Pão

1 – Como vamos mergulhar os pedaços de pão no queijo derretido, é importante que este apresente características mais rígidas, um dos pães mais indicados é o pão italiano, por ser mais duro e apresentar mais consistência.

2 – Corte o Pão em cubinhos de aproximadamente 2 x 2 cm.

 

Servidos? – Leve a panela a mesa sobre uma fonte de calor (pode ser uma vela, um fogareiro de chama branda ou se você possui uma panela própria para fondue o queimador que já vem com a panela). Coloque os pães em uma cesta e dê a cada convidado um garfo para espetarem os pãezinhos e se sirvam a vontade. Para que tem uma panela própria para fondue estes já acompanham a panela.

Aproveite esta receita para um delicioso jantar romântico!!!

Esta receita serve 2 pessoas.