Carré de cordeiro ao molho de cerveja e batatas ao murro

Receita desta semana é um carré de cordeiro com molho de cerveja e batatas ao murro. Foto: Cadu.

Nossa receita desta semana traz uma carne muito especial, o carré de cordeiro. Um corte nobre, onde saboreamos apenas o lombo do cordeiro e que é conhecido mundialmente por seu sabor inigualável. Aqui, temos uma versão com molho à base de cerveja artesanal, aceto balsâmico e açúcar mascavo.
Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

2 fileiras de carré de cordeiro (French reck) +/- 800g
4 batatas média
2 colheres de sopa, de açúcar mascavo
1 colher de sopa de aceto balsâmico
300ml de cerveja artesanal (Pale Ale)
½ cebola em cubos
Suco de ½ limão
3 dentes de alho
Sal, pimenta do reino, alecrim e hortelã a gosto.

Mão na massa

O carré
1 – Em um recipiente, tempere as fileiras de carré com o suco de limão, três dentes de alho amassados, meia cebola picada e 300ml de cerveja Artesanal Pale Ale.
2 – Acrescente sal, alecrim e pimenta a gosto, deixando marinar por aproximadamente 15 minutos. Reserve.

As batatas
1 – Em uma panela funda, coloque uma pitada de sal e as batatas sem casca para cozinhar até o ponto de amassar. As cascas devem ser reservadas pois serão utilizadas.
2 – Em um recipiente, salgue as cascas de batata e deixe descansar por 5 minutos.
3 – Em uma frigideira, frite as cascas de batata em óleo e depois deixe escorrer em papel toalha para retirar o excesso. Reserve.
4 – Assim que as batatas estiverem cozidas, retire da panela, coloque sobre uma tábua de carnes e com o auxílio de uma escumadeira, amasse-as um pouco, somente para ficarem achatadas. Reserve.

Ao forno
1 – Antes de levar o carré ao forno, coloque em uma frigideira grande, um fio de azeite e uma colher de sopa de manteiga. Frite as fileiras de carré somente para selar todos os lados da carne. Guarde a marinada e a frigideira pois serão utilizadas para o preparo do molho.
2 – Em uma assadeira, coloque as fileiras de carré ao centro com a parte do osso das costelas para cima, e ao redor coloque as batatas amassadas.
3 – Regue tudo com bastante azeite e leve ao forno pré-aquecido em 180º por aproximadamente 30 minutos ou até que as batatas estejam douradas.

O molho
1 – Na mesma frigideira onde foi selado o carré, coloque toda a marinada para que os aromas e o caramelizado da fritura do carré sejam incorporados ao molho.
2 – Junte duas colheres de sopa de açúcar mascavo e uma colher de sopa de aceto balsâmico.
3 – Deixe reduzir por alguns minutos e depois, com o auxílio de uma peneira, coe tudo em um outro recipiente. Reserve.

Servidos?

No prato – Coloque uma porção de carré ao centro do prato com as costelas viradas para cima, em seguida coloque uma batata ao murro, regue com o molho de cerveja e, por último, jogue algumas cascas de batata fritas sobre o prato. Finalize com um raminho de hortelã.
Aproveite esta receita para um delicioso jantar com os amigos.
Esta receita serve até 4 pessoas.