Crítica: “Truques da escrita”, de Howard S. Becker

Escrever nem sempre é uma tarefa fácil. Elaborar as ideias de forma a deixá-las simples ao leitor é uma tarefa e tanto. Quando se fala em textos acadêmicos o esforço parece ainda dobrado. Os anos que passou como professor deixaram Howard S. Becker atento às dificuldades da escrita e a maneira que encontrou para “suavizar” esse árduo trabalho é o manual Truques da escrita (Zahar, 256 págs., R$ 49,90).

Inicialmente, o livro tinha um endereço certo: os estudantes de sociologia. Aos poucos, jornalistas, artistas, publicitários e gente de diversas áreas foram se interessante pelo trabalho de Becker, que se adaptou às realidades de vários profissionais. As frases emboladas, as linhas sem sentido e o raciocínio fragmentado estão entre os maiores problemas apontados pelo professor.

Publicado originalmente na década de 1980, Truques da escrita se tornou um clássico acadêmico nos Estados Unidos, uma espécie de livro obrigatório dentro das universidades. A edição brasileira, traduzida por Denise Bottmann, possuiu um prefácio especial, no qual o autor apresenta o livro ao leitor.

Trabalho

Para Becker, ninguém aprende a escrever apenas lendo: é preciso o exercício constante da escrita e reescrita. “Examine os pontos onde você está travando. Você acha que depois de escrever uma versão de alguma coisa não vai poder mudá-la? Mude e veja o que acontece. Não vai acontecer nada de ruim. Você terá um texto melhor, o que não é nenhum problema”, explica.

Truques da escrita funciona bem como crítica e aula de estética, dois aspectos fundamentais para se compreender os processos necessários para que se chegue a um texto coerente e coeso. 

Leia aqui um trecho do livro.

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo