Certa vez num congresso de nutricionistas, assistia a uma palestra onde uma colega relatava a dificuldade de convencer os homens comerem hortaliças, aquelas verduras e legumes, tão cantadas em verso e prosa, como saudáveis, fontes de fibras e vitaminas e de baixo teor calórico. Naquele momento, lembrei que não era só ela que passava por este tipo de dificuldade.

  • Ingredientes
  • 1 pires de folhas de alface crespa ou frisé picadas lavadas e secas
    1 xícara de chá cheia de folhas de agrião lavadas e secas
    6 tomates cerejas ou 1 tomate médio picado em cubos grandes
    6 ovinhos de codorna cozidos
    1 fatia de pão integral cortado em cubos e passados por azeite e orégano na frigideira até ficarem dourados
    1 colher de sopa de bacon passado por micro-ondas sobre papel toalha até secar bem a gordura
    1/3 de cenoura fatiada no descascador de legumes no sentido do comprimento
    1 colher de sopa de cebolinha francesa picada
    2 colheres de sopa de azeite de oliva
    1 colher de sopa de mel
    1 colher de sopa de mostarda
    Gotas de limão
    Orégano a gosto
    Sal e pimenta do reino a gosto

 

Mães que tentam fazer seus filhos comerem hortaliças e até mesmo um colega que certa vez comentou comigo que hortaliças são comida de coelhos, lagartas, e outros bichos encontrados na natureza e que bacon sim, este era um alimento dos deuses.

Embora não seja uma proposta exatamente saudável, existem algumas clássicas saladas francesas que levam bacon para incrementar seu sabor e até mesmo são temperadas com emulsões feitas a partir da gordura do bacon que entra mais sequinho na composição da deliciosa mistura de folhas e raízes, frutos, tubérculos, caules, flores e fungos que compõem o reino das saladas.

Nossa proposta de hoje usa uma emulsão como tempero e leva bacon apesar de não ter ousado emulsionar a gordura do bacon para utilizar como tempero da própria salada como na salade lionnaise. Apesar de ser uma emulsão mais leve numa salada que leva o bacon tão amado pelo meu colega, este tempero deixa a salada bastante saborosa, com frescor e ainda por cima saudável e que pode ser consumida como único prato de uma refeição.

Salada com emulsão de mostarda e mel

Modo de preparar

Misturar os vegetais da salada, com os ovos de codorna, tomatinho cereja ou tomate, e bacon e reservar.
Com um fouet, misturar o mel com a mostarda e o azeite de oliva até obter mistura homogênea. Pingar gotas de limão sem parar de bater ajustar sal e pimenta e temperar a salada.
Finalizar a salada com os cubos de pão integral.
Servir em seguida