Uma delícia italiana

Foto: Felipe Rosa

A Panna cotta (nata cozida no italiano) ou panacota nome aportuguesado é uma sobremesa italiana normalmente feita com nata, açúcar, gelatina e especiarias. É um doce italiano mundialmente conhecido como o delicioso cappuccino.

  • Panna cotta de iogurte grego
  • Ingredientes
    400g de iogurte grego de frutas vermelhas
    200g de iogurte grego natural
    1 envelope de gelatina incolor em pó
    400g de creme de leite light
    1 bandeja de morangos picados e reservar alguns inteiros para decoração
  • Modo de preparar
    Dissolver a gelatina em 5 colheres de sopa de água e deixar por 1 minuto.
    Levar ao forno de micro-ondas por 15 segundos antes de usar
    Despejar em uma vasilha os iogurtes e o creme de leite.
    Misturar tudo muito bem com um fouet e acrescentar a gelatina e os morangos picados.
    Passar para taças de sobremesa e enfeitar com morangos. Levar á geladeira por algumas horas até endurecer um pouco e servir gelado.

Mas como tudo na área da alimentação associando à gastronomia pode-se fazer diferente, sem que se perca a essência da sobremesa. Não é demais lembrar que nós brasileiros temos um paladar para doces que se diferencia da grande maioria do resto do mundo porque nossos doces são bem mais intensos no que se refere à sensação de doce ao nosso paladar.

Entre algumas tentativas de explicação está no nosso açúcar que por ser oriundo da cana de açúcar tem maior intensidade edulcorante do que o açúcar de beterraba e de outras plantas que existem no nosso planeta.

A panacota que proponho na receita de hoje é mais light porque a nata foi substituída pelo iogurte grego que é mais espesso que os demais e por isso sua textura se aproxima mais da textura da nata. O açúcar é o presente no iogurte e portanto não houve adição de açúcar e não foi usada uma calda de frutas vermelhas sejam elas quais forem. A única calda presente é a que já vem no produto utilizado.

O uso de pedaços de frutas frescas deu o toque de frescor à nossa sobremesa. Como atualmente algumas frutas vermelhas são difíceis de serem encontradas ou pesam no bolso quando as encontramos, a fruta fresca escolhida para nossa panacota foi o morango.

Voltar ao topo