Receita de guarnição de batata e espinafre

Certa vez atendendo a uma paciente idosa e portadora de uma osteoporose de mais de 15 anos, ela me contou que fazia muitas “fritadinhas” onde usava as folhas da beterraba para aproveitar integralmente os alimentos, porque sua filha tinha escutado em entrevista num programa de televisão um médico que informou que a folha de beterraba tinha bastante cálcio.

O cálcio dos vegetais está na forma de sal facilmente quelado por outros compostos presentes nos alimentos como o oxalato presente em vários vegetais folhosos.

Como o espinafre é uma verdura de folha tenra e por isso muito apropriada às crianças pequenas e pessoas com problemas de dentição, é importante que o consumamos de uma forma que não nos traga prejuízos nutricionais futuros.

A receita desta semana traz o espinafre associado a ingredientes bem ricos em cálcio de boa biodisponibilidade numa proposta de guarnição para uma refeição de uma forma que não chega a comprometer nossa saúde óssea.
Ingredientes:

700g de batata inglesa
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de sopa cheia de cebola picada bem miúdo
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
Sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto
! ½ xícara da água de cocção das batatas
30g de queijo gorgonzola picado
500mL de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1 maço de espinafre
3 colheres de sopa de requeijão cremoso
Queijo parmesão ralado
Água suficiente para cobrir as batatas

Modo de preparar:

Lavar bem as folhas do espinafre e por em panela sem água para cozinhar até obter folhas macias. Reservar.
Lavar bem e descascar as batatas já deixando na água em que vai cozinhá-las, polvilhar sal e levar ao fogo para cozinhar até ficarem bem macias.
Preparar um molho com o leite e o amido misturado e bem dissolvido.
Numa panela levar a cebola com 2 colheres de sopa de manteiga até ficar macia. Acrescentar o leite com amido, sal, pimenta do reino e noz moscada ralada. Deixar espessar. Acrescentar o queijo gorgonzola e o requeijão e continuar mexendo até obter um creme espesso e sem pedaços perceptíveis do gorgonzola. Bater o espinafre com uma faca até ficarem pedacinhos pequenos. Acrescentar ao creme e reservar.
Espremer as batatas acrescentar a manteiga, o leite em pó e água de cocção da batata até obter um purê de textura média. Montar em travessa maior ou em potinhos refratários o puré de batata com uma cova no centro onde será posto o creme de espinafre e queijos. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para esquentar e gratinar.

Voltar ao topo