No folclore brasileiro, os meses de junho e julho abrigam festas juninas e julinas onde os alimentos não cotidianos são conhecidos como alimentos de Festa Junina.

continua após a publicidade

Em junho, três são os santos que têm nas comemorações de seus dias, comida típica, e algumas simpatias que ao longo de séculos de comemorações têm sido mantidas e praticadas.

Entre os atores principais da comilança característica dos dias mais frios destas festas são citados: quentão, cocada, pé de moleque, canjica, bolo de fubá, doce de batata roxa, doce de abóbora, paçoca doce e salgada, pinhão, salsichão, cachorro quente, mandioca ou macaxeira, entre outros.

As receitas que antecedem estas festas trazem algumas receitas de doces consumidos em festas juninas para aqueles que pretendem estar comemorando as datas.

continua após a publicidade

A receita da semana sugere a utilização de outro produto bem brasileiro que pode substituir numa proposta diferente o clássico amendoim em receita bem conhecida do gosto popular. O uso da castanha do Brasil cujas qualidades nutricionais já foram apregoadas pelo teor de proteína vegetal, vitaminas e minerais antioxidantes como o selênio e aporta um sabor bem original e interessante ao famoso pé de moleque.

Pé de moleque

continua após a publicidade

Ingredientes:
500g de amendoim ou castanha do Brasil
1 lata de leite condensado
1 xícara de chá cheia de açúcar

Modo de preparar

Picar as castanhas em 3-4 pedaços cada uma. Se for o amendoim não retirar a pele. Levar uma panela de fundo largo ao fogo médio e mexer de vez em quando para torrar de leve.

Sem trocar de panela acrescentar o açúcar e o leite condensado e mexer com maior frequência até obter o ponto de ver o fundo da panela.

Dispor o doce em assadeira retangular untada de leve com manteiga ou margarina culinária e deixar esfriar.
Depois de frio cortar o doce em formato quadrado, retangular ou o mais tradicional, em pedaços irregulares. Para os formatos retos usar uma faca. Para o formato irregular (o meu preferido) usar uma colher de sopa, inserir no doce e usar a colher como uma pequena alavanca.