• Bolo sabor churros
  • Ingredientes:
  • 3 ovos
    2 xícaras de chá de açúcar refinado peneirado
    150 de manteiga sem sal
    1 xícara de chá de leite
    2 colheres de sopa cheias de canela em pó
    5 colheres de sopa de amido de milho
    10 colheres de sopa de farinha de trigo
    1 colher de sopa de fermento em pó
    400g de doce de leite
    Óleo ou margarina para untar
    Açúcar e farinha para polvilhar
    Canela para polvilhar
  • Modo de preparar:
    Bater as claras em neve firme e reservar.
    Bater em creme bem claro, as gemas, com o açúcar e a manteiga.
    Adicionar aos poucos o amido de milho misturado com a farinha de trigo alternando com o leite e continuar sempre batendo.
    Acrescentar a canela e o fermento e bater mais um pouco.
    Misturar delicadamente claras em neve e levar a assar em forma untada e polvilhada com um pouco de açúcar misturado à farinha de trigo em forno médio (1800C) por cerca de 40 minutos.
    Deixar esfriar e desenformar.
    Passar o bolo por uma mistura de canela e açúcar e decorar com o doce de leite.

Neste mês que começa a primavera e o tempo começa a esquentar vamos nos reportar ao período de férias que se aproxima e de alimentos que comemos na praia. Já conversamos aqui sobre peixes e frutos do mar e pergunto sobre os churros deliciosos e tão calóricos. Devemos baní-los completamente de nossas vidas?

continua após a publicidade

 

De fato não vou fazer apologia à fritura associada ao doce, mas podemos comer um alimento assado que tem uma conotação de comfort food por nos remeter à infância, férias, casa da vovó? Que tal um bolo com sabor de churros?

É claro que a massa é clássica de bolo onde botamos um pouco de canela e generosa quantidade de doce de leite. E voilà, temos os sabores semelhantes aos que encontramos nos churros exceto o da gordura já queimada que agrega muitas vezes sabores indesejáveis ao saboroso alimento de origem argentina.

continua após a publicidade

A receita desta semana traz o bolo churros bem mais saudável e ainda por cima muito fácil e rápido de fazer.

Sugiro que usem um doce de leite de textura bem cremosa para facilitar a decoração e de preferência um doce de leite bem brasileiro. Embora os de nossos vizinhos portenhos sejam saborosos e famosos os nossos são autênticos com gosto de leite tostado (sem a baunilha tão apreciada por lá) e até podemos fazer caseiro tanto a partir do leite como a partir da cocção de uma latinha de leite condensado em panela de pressão.

continua após a publicidade