Doce de abóbora diet

Outro doce tradicional dos festejos juninos, o doce de abóbora com ou sem coco, traz dificuldades em algumas receitas por conta da grande variedade de tipos de abóboras, jerimum no nordeste brasileiro, que implica não somente na diversidade de cores que variam do amarelo mostarda até a famosa cor de abóbora, um alaranjado bem intenso, como também no teor de umidade presente em cada uma das diferentes opções.

Do gênero Cucurbita, família cucurbitaceæ, algumas são bem conhecidas e se prestam a muitas preparações sejam estas salgadas ou doces e devemos nos familiarizar para não termos surpresas no resultado final pretendido.

Como prometido para o mês de junho, hoje trago mais uma receita bastante conhecida e apreciada nos festejos juninos havendo a possibilidade de opção diet para aqueles com dificuldades no consumo de doces.
O que se modifica na receita é o momento de inserção do elemento doce na preparação final. O resultado para este doce de textura cremosa que pode ser servido em copinhos descartáveis é muito saboroso e também recomendado como recheio de preparações doces e salgadas como veremos numa coluna em futuro breve.

Nesta receita foi utilizada a abóbora de pescoço também conhecida como pescoçuda ou abóbora seca aqui no Sul do Brasil.

Doce de abóbora com coco

Ingredientes:

1 Kg de abóbora descascada e cortada em pedaços pequenos
500g de açúcar ou na versão diet, substituir o açúcar por 1/2 xícara de chá de adoçante para uso culinário.
150g de coco ralado seco sem adição de
açúcar.
Cravo e canela em rama a gosto.

Modo de preparar

Dispor a abobora em panela grande, com cravo, canela e açúcar e deixar cozinhar. Mexer de vez em quando. Se fizer a versão diet colocar o adoçante já no final da preparação do doce.
O segredo do doce está em: a) na versão com açúcar deixar secar bem a água que se forma durante a cocção do doce. Acrescentar o coco ao final quando o doce já estiver praticamente seco.; b) na versão diet acrescentar o coco ralado e o adoçante quando o doce já estiver quase seco e deixar secar totalmente no fogo tomando cuidado para não queimar.