Em um mercado em franco desenvolvimento de alimentos funcionais e os sem glúten, lactose e açúcar poucas ainda são as receitas que foram incorporadas no cotidiano das famílias brasileiras.

A mudança de hábito alimentar a menos que seja imposta por motivos de mudança para um país onde os costumes alimentares sejam muito diferentes dos nossos, ou até mesmo por questões de saúde não é tarefa fácil, e para ser possível basta querer e ter força de vontade para tal.

Um bom começo é experimentar novas propostas de refeições que quebrem um pouco a rotina das refeições diárias sem, no entanto, ser radical.

A receita desta semana traz uma sobremesa diet e com pegada funcional com a presença da chia e de frutas vermelhas que aportam benefícios ao nosso organismo e que pode ser consumido por quase todos menos para os intolerantes à lactose.

Creme diet de frutas

Ingredientes:

1/2 L de leite

20 mL de leite de coco

3 colheres de sopa de amido de milho

2 colheres de sopa de chia

150g de frutas vermelhas (foram usados

morangos e framboesas pretas)

Adoçante em gotas

Modo de preparar

Lavar bem e levar ao fogo baixo com ½ xícara de água as frutas vermelhas picadas. Deixar reduzir para espessar a calda e temperar com gotas de adoçante a gosto.

Misturar os leites com o amido e levar ao fogo baixo sem parar de mexer até obter um creme com consistência de mingau espesso.

Retirar do fogo e temperar com adoçante a gosto. Acrescentar a chia e misturar bem.

Distribuir em ramequins e levar a geladeira por pelo menos 4 horas  antes de servir.

Enfeitar com a calda (coulis) e morango ou outra fruta vermelha e servir  como lanche ou sobremesa.