Brigadeiro no palito

Mais uma vez vamos conversar sobre doces brasileiros e desta vez vou apresentar uma variação para nosso queridinho nacional, o brigadeiro.

Entre tantos doces e docinhos é difícil encontrar quem não goste de um delicioso negrinho ou brigadeiro. As versões são muitas e os sabores finais também. Estas possíveis variações são decorrentes da marca e do tipo dos produtos utilizados.
Para evitar grandes variações na consistência e resultado final recomendo o uso de manteiga sem sal e não qualquer margarina que pode apresentar diferentes teores de água e gordura em sua composição. Outro ingrediente que necessita de cuidados é o chocolate em pó que será utilizado. Sim, chocolate e não achocolatado que pode apresentar diferentes teores de açúcar e aromatizantes que irão certamente influenciar no sabor e aroma final do brigadeiro.

Outro fator fundamental é o tipo e tamanho da panela que será usada para dar o ponto de enrolar ou de espalhar do doce pois a intensidade de calor que cada tipo de panela absorve é diferente e isso sem falar na paciência e/ou persistência do cozinheiro responsável pelo ponto do doce ou ainda da intensidade da chama do fogão.

Sendo assim, resolvi simplificar padronizando alguns procedimentos na elaboração do brigadeiro nesta receita prática e extremamente fácil de brigadeiro no palito.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa cheias de chocolate em pó, importante não usar achocolatado ou pó para bebidas à base de chocolate.
1 colher de chá bem cheia de manteiga sem sal
Confeitos coloridos
Palitos de madeira ou plástico

Modo de preparar:

Colocar todos os ingredientes numa tigela de vidro funda e misturar.

Levar ao forno de micro-ondas em potência máxima por 3 minutos. Retirar, mexer com uma colher para retirar as bolhas e voltar ao forno por mais 4 minutos.

Retirar do forno, mexer mais um pouco até obter mistura homogênea (alguns segundos apenas).
Deixar esfriar antes de enrolar.

Enrolar os doces usando uma colher de sopa para pegar porções da massa com a ponta da colher. Enfiar nos palitos e passar pelos confeitos.

OBS: o rendimento desta receita é menor porque a textura precisa ser mais firme para que os doces se sustentem no palito e porque as bolinhas devem ser maiores para ficar um doce bonito. Cada bolinha equivale a 2 ½ doces no tamanho normal de brigadeiro para festas.