As famosas tortillas

Sua origem é atribuída á região de Navarra e historicamente seu consumo está associado aos camponeses cujas mulheres conseguiam fazer com 5 ou 6 ovos, batatas, cebolas e pedacinhos de pão, uma refeição que atendia ao consumo diário necessário de alimentos.

Outras versões incluem pimentões verdes ou vermelhos, linguiças e cogumelos. A tortilla à paisana leva chouriço, pimentões e ervilhas. Na versão madrilenha existe a tortilla brava temperada com páprica picante que modifica sabor e cor da preparação. Na Argentina houve inclusão de acelga e espinafre em suas tortillas.

O segredo na sua preparação é fritar as batatas e cebolas juntas em azeite de oliva e fogo baixo para amolecer as batatas. No caso das tortillas a crocância da batata frita não é esperada. O produto final se assemelha a uma grande omelete ou em outras regiões brasileiras à fritada onde se costuma trabalhar sobras de alimentos como carne, frango, legumes diversos misturados a ovos batidos para ser consumido como prato principal de uma refeição.

Apesar de que a tortilha por si só seria suficiente para uma refeição, sugiro que esta receita seja acompanhada de uma salada verde e de pequenas tiras de frango, peixe ou carne grelhados. Outra opção seria a inclusão de frango cozido e desfiado junto às batatas e cebolas.
Bom apetite!

Tortillas

Ingredientes:
400g de batatas descascadas e fatiada em rodelas finas
2 cebolas pequenas cortada em anéis finos
Sal e pimenta do reino a gosto
50mL de azeite de oliva
4 ovos
Salsinha e cebolinha para decorar.

Modo de preparar

Secar bem as cebolas e batatas e temperar com sal e pimenta do reino.
Aquecer o azeite de oliva e fritar levemente as batatas junto com as cebolas.
Bater os ovos e temperar com uma pitada
de sal.
Aquecer em uma frigideira grande antiaderente, um pouco mais de azeite. Misturar as batatas e cebolas com os ovos e despejar cuidadosamente na frigideira com o azeite quente.
Deixar fritar bem um dos lados e soltar com uma espátula enquanto cozinha. Com a ajuda de um prato redondo grande, virar o outro lado da tortilla e completar a cocção. Cortar com aro ou faca antes de servir. Enfeitar com cheiro verde picado.