Frutos do mar são deliciosos e de muito rápido preparo. Por isso devem fazer parte dos cardápios daqueles dias em que temos pouco tempo para cozinhar.

continua após a publicidade

Algumas receitas podem ser rapidamente preparadas com arroz cozido ou podem ser adiantadas enquanto o arroz está no fogo.
De qualquer forma quando nos referimos a peixes e frutos do mar por serem animais com pouco colágeno e elastina em suas estruturas, o tempo necessário à sua cocção sempre é menor do que é necessário para se cozinhar aves e carnes de mamíferos.
Nesta semana a receita propõe uma forma interessante para se consumir os tentáculos de polvo ou de lulas. Vale ressaltar que o polvo necessita de mais tempo de cocção que a lula, nada que 15 minutos de panela de pressão não resolva.
No caso da receita desta semana, foi utilizada a ervilha que se pode ter em casa congelada e folhas de repolho uma hortaliça de fácil aquisição e armazenamento.
Outros temperos todos têm em casa cotidianamente ou se não os temos são comprados em qualquer mercadinho bem simples.
A proposta para esta receita é de um prato que pode ser feito em menos de meia hora e que pede como acompanhamento somente uma salada de folhas verdes ou uma salada de legumes cozidos.

  •  Ingredientes:
    1 Kg de tentáculos de lula sem o excesso de pele roxa.
    Suco de 1 limão
    Sal e pimenta do reino a gosto
    4 folhas de repolho sem o talo central e picado grosseiramente
    1 pimenta malagueta
    ¾ xícara de chá de ervilhas congeladas
    ½ xícara de chá de polpa de tomate
    ½ cebola média picada
    1 dente de alho picado
    ¼ xícara de chá de azeite de oliva
    1 colher de sopa de manteiga sem sal
    3 ½ xícara de chá de arroz cozido
    2 colheres de sopa de cheiro verde bem picadinho
  • Modo de preparar:
    Temperar de véspera os tentáculos com sal, pimenta do reino e suco de limão e deixar em geladeira. No dia seguinte escorrer, cortar em pedaços pequenos.
    Dourar alho, cebola e pimenta malagueta bem picadinhos no azeite de oliva até dourar levemente.
    Acrescentar os pedaços de lula e deixar cozinhar no próprio caldo que se forma até secar. Testar um pedaço, se ainda estive duro acrescentar mais um pouco de água fervente e deixar cozinhar até amaciar.
    Acrescentar as folhas de repolho picadas, as ervilhas e a polpa de tomate. Deixar ferver rapidamente, acrescentar o arroz cozido mexer bem para esquentar o arroz. Desligar o fogo e servir acompanhado por salada de folhas verdes.

continua após a publicidade