Arroz com lula e verduras

Frutos do mar são deliciosos e de muito rápido preparo. Por isso devem fazer parte dos cardápios daqueles dias em que temos pouco tempo para cozinhar.

Algumas receitas podem ser rapidamente preparadas com arroz cozido ou podem ser adiantadas enquanto o arroz está no fogo.
De qualquer forma quando nos referimos a peixes e frutos do mar por serem animais com pouco colágeno e elastina em suas estruturas, o tempo necessário à sua cocção sempre é menor do que é necessário para se cozinhar aves e carnes de mamíferos.
Nesta semana a receita propõe uma forma interessante para se consumir os tentáculos de polvo ou de lulas. Vale ressaltar que o polvo necessita de mais tempo de cocção que a lula, nada que 15 minutos de panela de pressão não resolva.
No caso da receita desta semana, foi utilizada a ervilha que se pode ter em casa congelada e folhas de repolho uma hortaliça de fácil aquisição e armazenamento.
Outros temperos todos têm em casa cotidianamente ou se não os temos são comprados em qualquer mercadinho bem simples.
A proposta para esta receita é de um prato que pode ser feito em menos de meia hora e que pede como acompanhamento somente uma salada de folhas verdes ou uma salada de legumes cozidos.

  •  Ingredientes:
    1 Kg de tentáculos de lula sem o excesso de pele roxa.
    Suco de 1 limão
    Sal e pimenta do reino a gosto
    4 folhas de repolho sem o talo central e picado grosseiramente
    1 pimenta malagueta
    ¾ xícara de chá de ervilhas congeladas
    ½ xícara de chá de polpa de tomate
    ½ cebola média picada
    1 dente de alho picado
    ¼ xícara de chá de azeite de oliva
    1 colher de sopa de manteiga sem sal
    3 ½ xícara de chá de arroz cozido
    2 colheres de sopa de cheiro verde bem picadinho
  • Modo de preparar:
    Temperar de véspera os tentáculos com sal, pimenta do reino e suco de limão e deixar em geladeira. No dia seguinte escorrer, cortar em pedaços pequenos.
    Dourar alho, cebola e pimenta malagueta bem picadinhos no azeite de oliva até dourar levemente.
    Acrescentar os pedaços de lula e deixar cozinhar no próprio caldo que se forma até secar. Testar um pedaço, se ainda estive duro acrescentar mais um pouco de água fervente e deixar cozinhar até amaciar.
    Acrescentar as folhas de repolho picadas, as ervilhas e a polpa de tomate. Deixar ferver rapidamente, acrescentar o arroz cozido mexer bem para esquentar o arroz. Desligar o fogo e servir acompanhado por salada de folhas verdes.
Voltar ao topo