Aqueça o inverno

O frio que só chegou ao final do primeiro mês do outono trouxe de volta a vontade de consumir um prato que fica sempre esquecido no calor: a sopa. Sopas são saborosas e agregam mais do que o valor nutricional e capacidade de aplacar a fome, aportam aconchego para os dias mais frios e em alguns casos sorrisos.

Na receita desta semana faço a sugestão de uma sopinha muito saborosa, com ingredientes de fácil acesso e baixo custo na sua maioria, que são trabalhados de forma a nos oferecer mais alegria em noites frias. Esta sopa tem custo bastante acessível.

Tem como base a mandioca, aipim ou macaxeira e apresenta como principal fonte de proteína o frango e como colaboração para o sorriso, uma boa costelinha suína defumada. O cuidado que se deve tomar é com a quantidade de sódio que pode estar presente na costelinha que mesmo sendo defumada e não salgada, pode ter razoável quantidade de sódio.

Por isso quando usamos embutidos ou produtos salgados e/ou defumados minha recomendação é que observem a quantidade de sódio informada no rótulo do produto e para afastar qualquer surpresa desagradável com excesso de sal, deixar de molho em água fria por pelo menos 12 horas e depois ainda ferver e descartar esta água.

Sopa de Mandioca

Ingredientes

500g de mandioca descascada, sem as fibras centrais e picada em pedaços pequenos.
300g de costelinha defumada
1\2 peito de frango sem ossos e pele
60g de bacon picado
1\2cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 tomate maduro sem sementes picado em cubinhos
Cebolinha picada a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
1,5 L de água

Modo de preparar

Lavar bem e descascar o aipim. Cortar ao meio os pedaços maiores para retirar as fibras centrais e picar em pedaços menores.
Numa panela de pressão levar o bacon para dourar. Acrescentar os pedaços de costelinha cortada com 1 osso por pedaço e refogar junto com o bacon, cebola e alho. Quando estiverem dourados alho e cebola, acrescentar o peito de frango cortado em cubos pequenos, o tomate e os cubinhos de mandioca.
Refogar um pouco mais e acrescentar a água.
Deixar cozinhar por 35 minutos após pegar a pressão.
Provar o sal, acrescentar a pimenta do reino e a cebolinha picada a gosto.
Se necessário acrescentar mais água para ajustar a consistência da sopa e deixar ferver novamente.
Servir quente em um dia frio.