Administrando a crise

Atualmente, neste período de crise que atravessamos no Brasil e em alguns outros países, não é só no comércio de bens de consumo que podemos deixar para comprar num outro momento mais oportuno, que sentimos o reflexo. As compras para alimentação estão cada vez mais caras mesmo na aquisição de insumos que usamos diariamente.

Um dos itens mais procurados pela grande maioria da população, a carne, é considerada como a fonte de proteína de melhor aceitabilidade porque em geral seu consumo amplo não está associado com intolerâncias ou alergias alimentares, diferente do leite e derivados e também de ovos.

No entanto a carne está com preços pouco acessíveis para uma boa parcela da população e é neste momento de crise que alguns novos hábitos acabam se desenvolvendo como o consumo de carnes consideradas menos nobres ou ainda o aumento no consumo de produtos mais versáteis sem que com isso haja prejuízo do aporte de nutrientes necessários diariamente por todos nós.

Aproveitando que o frango em relação à carne bovina tem custo menor, a receita desta semana traz uma proposta de molho cremoso saboroso que juntamente com a massa com a qual será servido, e mais uma salada de legumes crus ou cozidos são uma boa opção de refeição de bom preço para 4 a 6 pessoas.

Molho cremoso para massa

Ingredientes:

1/2 peito de frango cozido e desfiado
1 xícara de polpa de tomate
1/2 cebola pequena picada bem miúdo
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de ervilhas congeladas
1/2 xícara de creme de leite
1 colher de sopa de óleo
Sal e pimenta do reino a gosto
Cebolinha verde picada
500g de massa cozida. Nesta receita foi utilizado um pacote de Fagottini com recheio 4 queijos

Modo de preparar

Desfiar o peito de frango e reservar.
Refogar o alho, com a cebola no óleo. Juntar o frango e refogar amassando bem com uma espátula para que fiquem somente fios do frango.
Acrescentar sal e pimenta do reino a gosto e juntar a polpa de tomate e as ervilhas.
Deixar levantar fervura, adicionar o creme de leite e antes de ferver desligar o fogo.
Dispor sobre a massa cozida e polvilhar com queijo ralado. Servir quente.