Tudo sobre os produtos pré-maquiagem

Lembra que algumas semanas atrás falamos sobre os BB Creams? Pois outro produto relativamente novo que vem ganhando espaço nas prateleiras brasileiras é o primer ou pré-maquiagem.

A invenção é um produto que deve ser usado depois do hidratante e do protetor solar e serve para preparar a pele (ou os lábios, ou os cílios) para receber as cores da maquiagem.

Na teoria, ele faz a maquiagem durar mais tempo no rosto e intensifica as cores dos produtos. Alguns primers ainda podem hidratar a pele, disfarçar sinais de expressão, tratar linhas finas ou controlar a oleosidade do rosto. Este produto deve ser usado antes da base e do corretivo e é indicado para todos os tipos de pele e para mulheres de todas as idades.

Existem várias modalidade de pré-maquiagem, os que são específicos para o rosto prometem deixar a pele lisinha, esconder imperfeições, disfarçar os poros e deixar o rosto com um efeito opaco, além de fazer a maquiagem durar mais tempo no lugar. A maioria deles tem uma textura lisa, um pouco siliconada e não adicionam cor na pele. Alguns exemplos assim são o da quem disse, berenice?, Contém 1g e Make B. do Boticário.

Porém, alguns primers são bege, mas não se assuste porque mesmo tendo uma leve corzinha, eles são translúcidos e funcionam da mesma forma que os transparentes. Um dos mais famosos dessa modalidade é o PoreFessional, da marca Benefit.

Além dos primers para a pele, também encontramos nas lojas os produtos pré-maquiagem para a área dos olhos. Os principais benefícios é que deixam a área mais lisa, disfarçam levemente as marcas de expressão e fazem a sombra ficar mais intensa e por bastante tempo no lugar. As leitoras do Coisas de Diva contam que gostam muito da versão do Boticário, da Mary Kay e da marca americana Urban Decay.

Nesta mesma linha de raciocínio, existem os primers para os lábios, que fazem o batom fixar melhor na pele e os pré-maquiagem para os cílios, que fortificam os fios e “turbinam” o efeito do rímel. Para quem gosta de se maquiar, todos eles são aliados no resultado final do visual.