Para quem você se arruma?

Quantas vezes você já se desculpou pelas unhas sem fazer, pela depilação que não estava em dia ou pela cara lavada? Mas não estou falando de um sonoro “desculpe”, mas de justificativas que colocou em meio à conversa só para parecer que estava ciente, que se importava, que estava nos planos fazer, mas não deu.

Quantas vezes você se obrigou a ir ao salão de beleza ou a se maquiar só porque estava preocupada com o que os outros iriam pensar? No fim das contas, sentiu que perdeu horas em algo que deveria ser para si mesma, quando na verdade não era. Os afazeres femininos estavam presentes só para agradar as expectativas da sociedade.

Afinal, você se arruma para quem? Para as pessoas na rua? Para as amigas? Para o(a) namorado(a)? Seja qual for a resposta, o melhor caminho é se arrumar para você. Única e exclusivamente quando tiver vontade – sem pensar nas pressões lá de fora.

Ninguém precisa ser assim ou assado para agradar alguém além de si mesma. Os outros não têm o direito de exigir – em pensamentos ou até ações – uma imagem sua perfeita ou mais palatável. A forma como se apresenta para o mundo é única e lhe diz respeito. Depende do seu estado de espírito, e nada mais.

Por isso tudo, além de olhar para si mesma com mais leveza, que tal passar a enxergar as outras mulheres da mesma maneira? Ninguém é desleixada por não estar com a manicure em dia – do mesmo jeito que ninguém é vaidosa demais por passar batom vermelho para ir até a padaria às sete da manhã. São apenas expressões individuais, não é verdade? Pense nisso!

Thaís Marques

Voltar ao topo