Não é segredo para ninguém que nós adoramos um produto novo na nossa nécessaire – são tantas novidades que sempre acabamos “precisando” de um batom novo, daquela base que promete efeito incrível, do hidratante mais cheiroso de todos os tempos… E por aí vai. Mas você realmente sabe como comprar seus cosméticos de forma inteligente? Na nossa coluna de hoje, vou ensinar alguns truques para que tudo funcione como deveria e não fique acumulado sem utilização!

continua após a publicidade

Pra começar, vamos falar de pele. O primeiro passo pra ter os aliados certos é identificar de qual tipo é a sua (oleosa, mista, normal, seca, madura…). Isso serve tanto para o rosto quanto para o corpo! Com a ajuda de um dermatologista, fica mais fácil descobrir quais são as suas necessidades para essas regiões – para deixar a pele mais sequinha ou mais hidratada, para combater os sinais de envelhecimento, para acabar de vez com a acne e mais uma lista grande de funções.

Depois, é preciso pesquisar. Se você precisa de um protetor solar facial, por exemplo, tem que verificar direitinho nas embalagens qual é a indicação daquele produto. Vale consultar a atendente especializada da farmácia ou da loja e, especialmente, pesquisar na internet. Os blogs, como o nosso, Coisas de Diva, têm uma série de resenhas dos mais variados cosméticos – por lá, contamos todos os pontos positivos e negativos para que, de acordo com a sua característica, você vá munida de informação antes de comprar!

No caso das maquiagens, temos a questão da cor. Produtos para cobrir a pele, como base, pó, corretivo e até o BB Cream (sobre o qual falamos na coluna da semana passada) precisam ser testados no local onde serão passados posteriormente. Por isso, não adianta aplicar no dorso da mão, pois a tonalidade da área pode não ser a mesma que a do rosto! Arrisco dizer que comprar esse tipo de produto sem experimentar é chance quase certa de ele não ficar perfeito na pele depois.

continua após a publicidade

Pra quem gosta de comprar na internet ou por catálogo, minha dica é, novamente, pesquisar bastante para ver como cada tom corresponde a variados tipos de pele. Quando se fala em batom, aquela cor maravilhosa da atriz da novela pode ficar completamente diferente em você por causa do tonalidade do seu rosto – e, pasmem! – até da sua boca. Se for possível, vá sempre à loja experimentar. O mesmo vale para sombras e blushes. A maior parte dos lugares possui testadores e material descartável para as suas tentativas de beleza!