Cabelo lindo, leve e solto

Manter os fios com aquela aparência de que você acabou de sair do salão por mais tempo nem é assim tão difícil: é tudo uma questão de criar o hábito de hidratar os cabelos com frequência em casa. O processo normalmente não sai caro – claro, tudo depende dos produtos escolhidos – e não toma muito tempo. Foi-se o tempo em que a gente precisava passar o creme e usar uma touca térmica por meia hora para ter um efeito legal – ainda bem!

Existem muitas opções de cremes hidratantes para os cabelos no mercado – para escolher, analise bem o rótulo. Os que não têm parafina na lista de ingredientes, por exemplo, em geral, são melhores porque esse é um elemento que “mascara” os fios sem de fato tratá-los. Ou seja, o cabelo até fica bonito, mas não está de fato bem hidratado.

Uma opção legal, para quando você tem um tempinho a mais – tipo no final de semana, ou antes de uma festa, quando quer que o cabelo esteja supermacio e brilhante -, é fazer uma espécie de hidratação usando óleo capilar antes de lavá-lo. Uns 30 minutos antes do banho, espalhe bastante óleo (hoje, várias marcas já têm os seus no mercado – L’Oréal, Dove e Tressemmé são algumas delas) da metade dos fios até as pontas, concentrando sempre mais nas pontas. A ideia é deixar o cabelo meio “melequento” mesmo (aí você pode prendê-lo num coque e fazer outras coisas enquanto espera).

Passados os 30 minutos, lave os fios normalmente, com xampu e condicionador – capriche no xampu para retirar bem os resíduos do óleo. E pronto! Isso faz bastante diferença, os fios ficam hidratados. Mas, se o seu problema é falta de tempo, a melhor opção são as ampolas de tratamento que fazem efeito em 60 segundos (L’Oréal tem vários tipos diferentes, a da linha Reparação Total 5 é ótima, e a Avon também tem boas opções).

Essas são para usar no banho mesmo, algumas entre o xampu e o condicionador e outras após o xampu e condicionador, depende do tipo escolhido. O bom desse tipo de tratamento é que eles são baratinhos e dá para testar vários diferentes até encontrar o que melhor faz efeito no seu cabelo.