Já programou o que vai fazer no dia 20 de setembro? Se a resposta for não, se liga nessa oportunidade! O papo de hoje é um convite pra você fazer o bem e botar a mão na massa, ou melhor, na areia!
Você sabia que o terceiro fim de semana de setembro é dedicado à limpeza de rios, praias e lagos? É o Dia Mundial de Limpeza (World Clean Up Day), um movimento global que o nosso litoral do Paraná vai aderir com tudo! A proposta é simples: reunir uma galera do bem pra um mutirão que vai fazer a diferença.
Setembro amarelo: alerta para a vida
Achei isso muito legal, porque como a gente sabe, o Brasil tem muita água, tem um litoral imenso, mas nem sempre a gente cuida como deveria, né?
Onde vai ser, como participar?
A ação será no dia 20 de setembro (sábado), com concentração às 8h30 em vários pontos do litoral. O objetivo é recolher o lixo que, infelizmente, polui os ecossistemas marinhos e conscientizar as pessoas sobre a importância de manter os nossos oceanos limpos. O mutirão vai acontecer em Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá.
+ Leia mais: O poder do voluntariado para transformar Curitiba
“A grande importância do evento é promover uma reflexão, de como o lixo no mar está presente em nossas vidas, no cotidiano e no meio ambiente que nos cerca, e quais ações pessoais e coletivas podemos tomar enquanto cidadãos, de forma a buscar alternativas sustentáveis. A saúde do ambiente reflete a saúde de todos nós”, comenta André Cattani, diretor-executivo da Associação MarBrasil.
- Em Pontal a concentração será na praia de Pontal do Sul em frente à passarela e a limpeza será coordenada pelo Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) da Associação MarBrasil. A ONG faz um trabalho lindo de proteção, preservação, recuperação e manejo sustentável do ambiente costeiro. Por isso realiza ações como essa, que melhoram o meio ambiente, os oceanos, a vida das comunidades pesqueiras e a conservação da biodiversidade.
- Em Matinhos, o SESC vai liderar a ação em frente ao SESC Caiobá.
- Já em Paranaguá, o foco será nos manguezais: Meu Campinho (Valadares); Rocio; Parque Awaji e Rua da Praia. A ação terá o apoio do Projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras.
Todo mundo pode ajudar!
Já junta aí toda a família pra curtir as belezas do litoral e fazer o bem, porque pessoas de todas as idades podem participar. A organização vai fornecer o material necessário, como sacos de lixo, luvas reutilizáveis, além de lanches e água para os voluntários.
+ Leia também: Um ace contra a falta de oportunidade: conheça o projeto que transforma vidas
A única coisa que você precisa levar é disposição e uma garrafinha de água para reabastecer, além de usar roupa confortável, boné ou chapéu e protetor solar. Se for ajudar na limpeza dos mangues, que é uma área mais úmida e com lama, não esqueça de ir de calçado fechado com cadarço e usar repelente.
Depois da limpeza, todo lixo coletado será pesado e destinado corretamente. Em Pontal, a cooperativa Amoresc se disponibilizou a receber e triar os materiais recicláveis. O Rebimar também vai usar amostras do lixo coletado para pesquisas sobre o lixo no mar, pra ajudar a encontrar soluções e reduzir esse tipo de resíduo.
Como diz a oceanógrafa Lilyane de Oliveira Fontoura, da Associação MarBrasil, “quando cuidamos dos oceanos, estamos cuidando também da nossa própria qualidade de vida”.
+ Leia mais: A ameaça invisível às APAEs e a luta por direitos
E que bom que nós, com uma pequena atitude como essa, podemos fazer um bem enorme pro planeta. Então, que tal aproveitar a oportunidade? Eu já tô fazendo as malas! Bora botar a mão na areia e deixar nosso litoral limpinho, porque o verão já tá quase aí! Nos “vemos” na semana q vem.
Conheça o trabalho da Associação Mar Brasil e, se puder, ajude.
- Associação Mar Brasil: https://marbrasil.org/associacao-marbrasil/
- Instagram: @associacaomarbrasil
