Estamos encerrando agosto, o mês dedicado ao voluntariado em todo o Brasil. Foi um período intenso e cheio de eventos, mobilização e reflexão em Curitiba. Dentre eles, o “Conexão Volun” e o “Adote uma Causa”. Iniciativas que nasceram da união de vários parceiros: Instituto GRPCOM, FreeHelper, Movimento Voluntariado Curitiba e Secretaria de Desenvolvimento Humano. Os projetos reuniram centenas de pessoas para fortalecer o ecossistema de voluntariado na cidade. O objetivo? Tirar a capital paranaense do último lugar no ranking das capitais com menor número de horas dedicadas ao trabalho voluntário.

continua após a publicidade

Curitiba não merece esse título

Pode parecer estranho, mas, Curitiba, uma cidade conhecida pela organização e qualidade de vida, está na lanterna quando o assunto é voluntariado. É o que indica a pesquisa Voluntariado no Brasil, coordenada por Silvia Maria Louzã Naccache, uma personalidade ícone do voluntariado nacional. A pesquisa também revela que 74% dos voluntários são motivados pela vontade de ser solidário. E que cerca de 15% dos voluntários que fazem parte de empresas socialmente responsáveis, dedicam em média 20 horas por mês à prática.

Conexão Volun

Para ajudar Curitiba a sair da lanterna, o “Conexão Volun” entrou em campo. A iniciativa liderada pela Freehelper e pelo Movimento Voluntariado Curitiba contou com uma programação de três dias, criando pontes entre voluntários, ONGs, empresas e o poder público, mostrando que, juntos, é possível reverter esse cenário. Durante os encontros, os participantes discutiram e planejaram estratégias para fomentar o voluntariado e para transformar as ações voluntárias em algo acessível e contínuo.

+ Leia também: Um ace contra a falta de oportunidade: conheça o projeto que transforma vidas

continua após a publicidade

A ideia é mostrar que fazer o bem não precisa ser algo grandioso ou complicado e que cada ação tem sua importância e seu valor. Na ocasião, também foi lançado o Prêmio Volun “Tânia Cardozo”, que leva o nome de uma das maiores embaixadoras do voluntariado no Brasil e no Paraná e que dedicou mais de 4 décadas de sua vida ao voluntariado.

Empresas que fazem o bem

Muitas empresas possuem programas de voluntariado bem estruturados e, quando o assunto é solidariedade, não poupam esforços para melhorar a sociedade. Essas empresas que integram a RIS (Rede de Investidores Sociais) estiveram presentes no evento da “Conexão Volun” para reforçar seu compromisso social e participar de um marco no Voluntariado do Paraná. São elas: Copel, Uninter/IBGPEX, Grupo Boticário, Electrolux, Grupo Positivo, Ligga Telecom, GRPCOM (Grupo Paranaense de Comunicação), Unidas, Unimed e Votorantim e muitas outras empresas.

Adote uma Causa

continua após a publicidade

Doar o tempo e talento para fazer o bem foi o lema do Adote uma Causa 2025. Uma iniciativa do Instituto GRPCOM que começou em julho e terminou no dia 28 de agosto (Dia Nacional do Voluntariado). 45 voluntários das áreas de gestão, comunicação e tecnologia se dispuseram a dedicar seus sábados durante dois meses para atender necessidades urgentes de 9 ONGs de Curitiba e Região Metropolitana. Os organizadores tiveram que selecionar 45 voluntários entre os 474 inscritos para ajudar. Isso comprova que Curitiba é uma capital solidária, mas precisa divulgar mais e dar visibilidade a oportunidades como essa.

Foto: Arquivo Pessoal

O voluntariado é uma via de mão dupla. Quem ajuda, se transforma. Ele fortalece a comunidade, gera conexões genuínas e, o mais importante, contribui para um mundo mais justo e humano. Que o “Conexão Volun”, o “Adote uma Causa” sejam os pontapés para que Curitiba se torne uma referência em solidariedade. Afinal, fazer o bem, faz bem! E se você quer começar agora mesmo, saiba que para voluntariar você nem precisa sair de casa! É simples, fácil, rápido e com certeza você vai se surpreender. E aí, bora experimentar?

Para ser voluntário, faça aqui o seu cadastro e ajude uma ONG: https://institutogrpcom.org.br/freehelper/

Para mais informações sobre o tema, siga:

@institutogrpcom

@freehelper

@smdh_pmc