Livro e leitura: 7 jeitos práticos de virar a página do Brasil

Foto: Deposit Photos

Conta aqui: que livro você está lendo agora? E quantos livros já passaram pelas suas mãos neste ano? No Dia do Livro, não tem como fugir: a causa é a leitura. E que causa bonita! Ler abre portas para a imaginação, amplia repertório, exercita o cérebro, melhora a escrita e a nossa capacidade de interpretar o mundo. Uma pena que, ultimamente, muita gente esteja trocando o livro por rolagens infinitas nas redes sociais.

Claro, a internet seduz e pode até ser mais fácil e divertida que a leitura num primeiro momento, mas nem de longe traz os benefícios profundos e duradouros que um bom livro pode proporcionar.

Filantropia além do dinheiro: descubra como multiplicar o bem e mudar vidas

Leitura em crise

Livrarias fechando, bibliotecas com poucos recursos e muita gente dizendo que “não tem tempo” ou “não gosta de ler”. Triste, mas real. O impacto disso é enorme: se a leitura não entra no dia a dia, a interpretação de texto vai ficando para trás, e com ela vão embora oportunidades de estudo, trabalho e cidadania. E não é terrorismo não! Tem dados!

Pra ter uma ideia do tamanho da crise da leitura no Brasil, apenas 12% dos brasileiros atingem proficiência adequada em leitura e escrita, segundo o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional). E as pesquisas Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, vêm mostrando há anos que seguimos perto de “metade lê e metade não lê” no país. E pra piorar, os que leem ainda fazem isso pela obrigação escolar ou acadêmica. Mas vamos ao que interessa: solução.

Consumo consciente: a sua escolha faz a diferença

A boa notícia é que dá para virar esse jogo e você pode ajudar de um jeito que caiba na sua vida. Deixei aqui algumas dicas valiosas e direto ao ponto, pra você começar hoje mesmo a ajudar essa causa. E vai até o fim pra ver as dicas bônus!

7 dicas “matadoras” para promover a leitura

  1. Doe livros: para ONGs, escolas e bibliotecas comunitárias. Mas não aqueles que estão mofando na estante e já estão com conhecimentos ultrapassados. Dê preferência por livros infantis, infantojuvenis, paradidáticos, literatura e outros que estejam em bom estado.
  2. Tenha um ritual de 10 minutos de leitura por dia: sem pressão de número de páginas, só o compromisso com o tempo. Em poucas semanas, o hábito gruda. E se você convive com crianças e jovens, ainda será um grande exemplo e inspiração para que cresçam leitores também.
  3. Leia para uma criança (ou com ela): a leitura em voz alta cria vínculo, vocabulário e imaginação.
  4. Troque livros: com amigos, no prédio, no trabalho ou quem estiver interessado.
  5. Monte um clube de leitura: basta escolher um livro por mês e definir data para as trocas.
  6. Presenteie com livros: Aniversário? Amigo-secreto? Livro.
  7. Manda bem na contação de histórias? Tem muuuuitas ONGs e hospitais que atendem crianças e que ficariam felizes com seu trabalho voluntário.

Dicas bônus para fazer o hábito pegar

  • Tenha sempre um livro em mãos para quando sobrar aquele tempinho. Pode ser um aplicativo de leitura no celular também.
  • Limite o consumo de telas antes de dormir e desfrute a delícia de mais páginas lidas.
  • Explore diferentes gêneros: romance, suspense, auto-ajuda, HQ, biografia. Há de ter algum que vai acertar em cheio seu coração. O melhor livro é o que você realmente lê.
  • Celebre e influencie as suas leituras: terminou um livro? Fotinha, comentário, indicação, post nas redes sociais e bora pro próximo.
  • Procure uma ONG perto de você que trabalhe com educação e leitura e ofereça tempo (voluntariado), talento (contação de histórias) ou tesouro (doação).
  • Em Curitiba, a Biblioteca Pública do Paraná, os Faróis do Saber, alguns parques e livrarias têm atividades e projetos. Informe-se e participe.

+ Leia mais: Dia do Idoso – uma reflexão sobre o etarismo e como podemos agir

Ler é um ato silencioso, mas que pode fazer um barulhão do bem no futuro. Quando você doa um livro, lê para uma criança, apoia uma biblioteca ou puxa um clube de leitura, está abrindo caminhos pra muita gente. E aí, bora abrir esses caminhos, causar o bem e ajudar a promover a mudança! Te “vejo” na semana que vem.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.