Doe equipamentos eletrônicos usados, faça o bem e ajude o meio-ambiente

Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

Certamente, você já se deparou com algum tipo de equipamento eletrônico que está encostado, velho demais e sem uso, aí na sua casa. Então eu te pergunto: o que você faz com isso? Pergunto porque tem muita gente que ainda não descarta esses equipamentos da forma correta. Mas o que alguns chamam de lixo eletrônico, pode ter muuuuito valor. E isso só depende da destinação que você dá a ele.

Uma pesquisa recente da ONU mostrou que o Brasil é o 5º maior produtor de lixo eletrônico do mundo e que apenas 3% desse lixo é descartado de forma correta. E os 97% restantes? Dá medo até de pensar. Um monitor de computador, por exemplo, tem uma quantidade altíssima de chumbo e cobre que pode contaminar (e muito!) o meio ambiente.

+ Leia mais: Já ouviu falar em Fevereiro Lilás?

Agora imagine os danos que milhões de toneladas de resíduos eletrônicos jogados na natureza todos os anos podem causar! Melhor mesmo é imaginar o que pode acontecer se dermos o destino correto a esse lixo eletrônico. A boa notícia é que isso está em nossas mãos.

Mas espera aí! Antes um esclarecimento importante: o que é lixo eletrônico?

Bem, pode ser um computador usado, teclado, mouse, celular, tablet, monitores, caixa ou aparelhos de som e alguns eletroportáteis, como micro-ondas, liquidificador, batedeira, cafeteira, entre outros.

Agora sim, vamos à parte boa! Doando alguns desses equipamentos, além de salvar o meio ambiente você pode ajudar projetos sociais muito legais!

+ Veja também: Você sabe o que vai comer na próxima refeição?

A ONG Elo Apoio Social e Ambiental, por exemplo, recebe seu lixo eletrônico e ainda te dá uma certificação de destinação correta do lixo e de apoio aos projetos sociais da ONG. Toda a renda dessas doações vai para o projeto Plantando Esperança – que faz a formação inicial para que o jovem em situação de vulnerabilidade social ingresse no mundo do trabalho.

O Instituto ECOTECH, por meio do projeto social Tech Girls, também recebe doações, reaproveitando todo material possível para a escola de informática e programação de software; e o que não dá para reaproveitar ainda vira bijuterias, ou melhor, bijutechs, que geram renda para mulheres que precisam. Não é o máximo?

Aposto que você ficou ansioso para juntar seus equipamentos e fazer logo a sua doação. Então se liga aí nas oportunidades:

  • Para doar ao projeto Tech Girls é só levar os seus equipamentos na unidade Mossunguê, que fica na Rua João Domachoski, 132 – em horário comercial de segunda a sábado. E se forem mais de 20 itens, você pode agendar pelo site ou pelo instagram @techgirlsbrasil que eles fazem a coleta na sua casa.
  • Se a doação for para a Elo Apoio Social, você pode levar até a Rua Mariano Torres, 108 no Centro. E se for uma boa doação, agende pelo fone: 41 99235-5755 ou pelo e-mail: parcerias@elopaoio.org.br, que eles vão buscar na sua casa. Você também pode conferir o instagram @eloapoiosocialeambiental para saber mais.

+ Blog Cata Comigo: Mais dicas de sustentabilidade você encontra aqui

É uma oportunidade de fazer várias boas ações de uma só vez: ajudar o meio ambiente e contribuir com a formação de jovens e mulheres. E então, o que você está esperando que ainda não começou a separar a sua doação? Corre lá e ‘bora causar o bem!


Nos acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo