Do choque ao combate: histórias de esperança e superação ao câncer

Foto: Deposit Photos

Encarar um diagnóstico de câncer não é tarefa fácil. Dá pra comparar a algo como ser atingido por uma onda de choque. O medo, a incerteza e a sensação de vulnerabilidade tomam conta. Mas, em meio à tempestade de emoções, histórias de pessoas que encontraram forças para lutar e vencer a doença mostram que a esperança é sempre possível.

Recentemente celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer e também estamos no Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia. Momento mais que oportuno pra falar sobre a importância do apoio, do acolhimento e da solidariedade na luta contra o câncer.

Você será o(a) idoso(a) de amanhã. Já pensou nisso?

Organizações como a CAPO Bezerra de Menezes (Centro de Apoio a Pacientes Oncológicos) e a APACN (Apoio à Criança com Câncer) desempenham um papel fundamental nesse cenário, oferecendo suporte a pacientes e familiares.

Maria (nome fictício), paciente da CAPO, assim descreveu o impacto do diagnóstico: “ Foi como se o chão tivesse sumido debaixo dos meus pés. Tudo ficou turvo, e me perguntava: “Por que comigo? O que vai ser da minha família? Será que eu vou conseguir vencer isso?” A sensação de estar sozinha diante de algo tão avassalador me deixou sem forças, sem direção. Foi então que alguém me falou da CAPO Bezerra de Menezes. E, desde o momento em que atravessei aquelas portas, minha vida começou a mudar. Se você, assim como eu, está enfrentando o câncer ou conhece alguém que está, saiba que o acolhimento transforma vidas. Quando o amor e o cuidado se encontram, a cura acontece de uma forma, que nem sempre conseguimos explicar”. 

+ Veja mais: Educação que transforma: histórias que inspiram (e aquecem o coração!)

A APACN, por sua vez, acolhe famílias que, muitas vezes, vêm de outras cidades em busca de tratamento. A ONG oferece moradia e suporte durante o período de tratamento. Juliana (nome fictício), em 2022 tinha muita dor nas pernas e descobriu que tinha osteossarcoma, um tipo de câncer que ataca os ossos. Ficou abalada sim, mas ao mesmo tempo confiante, pela sua fé na cura. Foi acolhida pela APACN no tempo em que passou por diversas cirurgias. Hoje ela está curada, passou no vestibular e está feliz da vida com muito mais fé e confiança.

+ Leia mais: Sol, verão e cuidado: dicas essenciais para proteger sua pele

A pequena Maria Clara, de apenas 2 anos, e sua mãe, também encontraram na APACN o apoio necessário para enfrentar a jornada contra o câncer. Passaram pela quimio, cirurgia de retirada dos rins, e isso recebendo toda assistência na casa de apoio da APACN. Agora elas estão indo pra reta final do tratamento super agradecidas pela acolhida que receberam.

A gratidão pela acolhida e apoio durante a jornada é a marca de histórias como a delas, que mostram o poder do amor e do cuidado para que a doença seja superada. Os relatos mostram também, que a cura vai além da medicina. O apoio emocional, o conforto e a solidariedade são elementos-chave na luta contra o câncer. Se você conhece alguém que está passando por essa experiência, compartilhe este texto e ajude a espalhar a esperança.

>> 10 dicas para ler mais em 2025

Conheça também o trabalho da CAPO e da APACN e, se puder, ajude. Que essas histórias e o trabalho dessas organizações sirvam de inspiração e lembrete de que, juntos, podemos enfrentar qualquer desafio.

Capo Bezerra de Menezes

Website: https://capobm.org/  

Instagram: https://www.instagram.com/capo_bezerrademenezes/  

APACN – Apoio à Criança com câncer

Website: https://apacn.com.br/  

Instagram: https://www.instagram.com/apacn.pr/  

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo