Agosto laranja é o mês da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma doença que muita gente ouviu falar, mas pouca gente conhece, pouca gente sabe o que é de verdade, ou como buscar ajuda. Então vamos lá, começar a entender mais a respeito.
A esclerose múltipla, ou EM como a gente chama, é uma doença crônica e autoimune que ataca o sistema nervoso central. Ela afeta os nossos neurônios, deixa a comunicação entre eles toda bagunçada, e aí, podem surgir vááários problemas. No Brasil não há números precisos, mas a estimativa é de que aproximadamente 40 mil pessoas têm esclerose múltipla. Vou contar aqui uma história, pra que você esteja atento aos sinais, saiba como buscar ajuda, e, também, como você pode ajudar.
+ Leia mais: A ameaça invisível às APAEs e a luta por direitos
Uma história Real
Imagine que hoje é dia 25 de dezembro, você acorda, se arruma sem pressa para o almoço na casa da sua irmã, aquele almoço “soborô” da ceia da noite passada, mas o seu corpo tá pedindo descanso. Então você veste uma roupa confortável, liga a TV e o sono chega sem pedir licença. De repente, quando você acorda, o mundo tá bem diferente: a tela da tv tá estranha, a janela também, sua visão tá borrada.
Então, você vira o rosto e vê seu filho, ou melhor, vê dois filhos, mesmo tendo um só. Você não sente medo. Não ainda. A primeira coisa que você sente é um espanto curioso e até arrisca uma piada quando seu marido chega: ou melhor, dois maridos. Então você ouve seu filho dizer, com aquela maturidade súbita que assusta qualquer mãe: “Mãe, vamos para o hospital”.
Cuidado que transforma: conheça a ONG que apoia pacientes com câncer
No carro, enquanto seu marido busca um hospital, você vê o mundo duplicado: pessoas, árvores, prédios, semáforos, tudo dobrado. No hospital, você passa por diversos exames, não há nada anormal e os médicos parecem não saber o que de fato está acontecendo.
Você sai de lá com um diagnóstico de estresse e a sensação incômoda de que algo está errado. Nessa hora o medo toma conta: O que será isso? Eu vou ficar cega? No dia seguinte, sem mudanças. Novos exames que não acusam nada, até que chega um telefonema que muda tudo. Uma médica finalmente encontra uma pista, um detalhe quase invisível, mas que a ressonância revelou: esclerose múltipla.
Garanta o direito de brincar, mesmo sem grana
Essa foi a história real da Silvana, que depois de descobrir a doença, transformou a sua dificuldade em uma causa e fundou o Instituto ProBEM, uma ONG que trabalha pra dar apoio, informação e melhor qualidade de vida às pessoas com esclerose múltipla.
Sintomas, diagnóstico e tratamento
O agosto laranja nos faz olhar com cautela para alguns dos principais sintomas:
- fadiga
- alterações visuais (visão borrada ou duplicada);
- dificuldades motoras (fraqueza muscular, espasmos, dificuldade para andar);
- equilíbrio;
- memória;
- funções cognitivas prejudicadas;
- dores e formigamentos pelo corpo e alterações de humor
Estes sintomas são sinais de alerta que podem levar a um diagnóstico de EM. E por falar em diagnóstico, ele normalmente acontece em várias etapas.
+ Leia mais: Portas abertas para pessoas com deficiências
Começa com uma avaliação clínica, investigação do histórico médico do paciente e evolui para vários exames complementares. Importante destacar que não existe um único exame que confirme a doença, pois é preciso verificar se há danos em diferentes partes do sistema nervoso. Quanto antes o diagnóstico é feito, mais cedo o tratamento pode começar, pois isso vai ajudar e muito no controle da doença.
Apesar de ainda não existir uma cura definitiva, há diversos tratamentos que proporcionam a melhora clínica, o bem-estar e a capacidade funcional dos pacientes.
Sempre dá para prevenir
Quando o assunto é prevenção, não há um caminho 100% eficaz a ser indicado, mas manter os níveis adequados de Vitamina D, manter o peso saudável e não fumar, ajudam muito. Há estudos que indicam que a obesidade (principalmente na adolescência) e o tabagismo, estão ligados ao risco de ter esclerose múltipla e de a doença progredir mais rápido.
Semana do Meio Ambiente: a luta ambiental que pouca gente vê
Promova essa causa
Dia 30 de agosto é o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. É uma oportunidade pra gente conhecer mais sobre a doença e de ajudar o Instituto ProBEM a continuar esse trabalho lindo. Aqui abaixo deixo os contatos:
- E-mail: probem2014@gmail.com
- Instagram: @institutoprobem
Você também pode ajudara promover essa causa espalhando informações corretas, aderindo ao agosto laranja, divulgando o trabalho da ONG e levando esperança para as pessoas que precisam.
E então, bora causar o bem?
