Sabe aquela velha máxima de que “uma andorinha só não faz verão”? Pois é, ela nunca foi tão verdadeira quanto agora. Sempre falamos sobre como pequenas atitudes transformam o mundo, e hoje vamos contar a história dessas pessoas de coração gigante, que doaram seus fins de semana durante quase três meses, para colocar a mão na massa e ajudar ONGs aqui do Paraná. Trabalho consistente, de muita entrega de tempo e de talento, que foi reconhecido nacionalmente.

continua após a publicidade

O Instituto GRPCOM acaba de trazer para casa o 1º lugar no Prêmio CMVC 2025, na categoria Ações Multiempresas!

O prêmio é bacana? Muito! Mas o que brilha os olhos mesmo é o motivo dessa conquista: a união das empresas RPC, Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná, Rádio 98 e Mundo Livre FM, que se dedicaram à promoção do voluntariado, convidando seus colaboradores à ação e envolvendo 45 estudantes e profissionais das áreas de Gestão, Comunicação e Tecnologia para adotar causas reais.

O “Prêmio CMVC – Conexões que Inspiram” nasceu em 2021 com a missão de reconhecer as melhores iniciativas de voluntariado corporativo do país. Idealizado pela CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, o prêmio lança luz sobre as empresas que realmente vestem a camisa da responsabilidade social, mostrando que voluntariado não é ação pontual, mas um pilar estratégico da cultura da empresa.

continua após a publicidade

“Que esse prêmio sirva de combustível para inspirar outras empresas e outras pessoas a olharem para o voluntariado não como “caridade”, mas como uma ferramenta poderosa de mudança”, afirma Pamela Marin, Gerente de Pessoas e Cultura do GRPCOM.

Quando a união vira transformação

continua após a publicidade

O “Adote Uma Causa” não é apenas uma iniciativa corporativa comum. É um movimento de inteligência social. Realizado em uma parceria afinada entre o Instituto GRPCOM e a área de Pessoas e Cultura, o projeto entendeu algo fundamental: as ONGs precisam de muito mais do que apenas dinheiro; elas precisam de talento e de pessoas qualificadas para ampliar ainda mais o seu impacto lá na ponta.

Em 2025, o projeto fez essa ponte. De um lado, 9 ONGs de Curitiba e Região com desafios reais de gestão, comunicação e tecnologia. Do outro, mais de 100 voluntários (colaboradores internos e mentores externos) dispostos a doar seu conhecimento técnico. O resultado? Trabalho duro e qualificado que rendeu muitos frutos!

  • Foram mais de 6 mil horas de trabalho voluntário dedicadas.
  • Um impacto financeiro estimado em mais de R$ 320 mil revertidos em serviços para o terceiro setor.
  • Soluções reais para problemas que travavam o crescimento dessas instituições.
  • Organizações que melhoraram sua presença digital, processos tecnológicos, ações de marketing, estratégias de gestão, voluntariado e captação de recursos (direta e indireta).
https://www.tribunapr.com.br/wp-content/uploads/sites/89/2025/12/02115050/WhatsApp-Video-2025-12-02-at-11.03.49.mp4

O prêmio que todos ganharam

Esse reconhecimento do CMVC 2025, que celebra as ações de voluntariado de maior impacto no Brasil, é, na verdade, um reflexo da dedicação de pessoas. Organizadores, profissionais das ONGs, mentores, voluntários e avaliadores. Pessoas que, em meio à correria do dia a dia, encontraram tempo para cuidar, ensinar, aprender e fortalecer organizações quem cuidam de quem mais precisa.

É o Paraná marcou forte presença no evento nacional que aconteceu em Belo Horizonte na tarde do dia 1º de dezembro. As empresas Uninter/IBGPEX, Copel, Unidas e Votorantim, que integram a Rede de Investidores Sociais do Paraná (RIS PR), assim como o GRPCOM, também foram finalistas do Prêmio que reuniu empresas de grande porte de todo o país.

Para a Superintendente do Instituto GRPCOM Ana Gabriela Simões Borges o prêmio não é sobre “ser o melhor”: “É sobre ser útil. É sobre entender que uma empresa não é uma ilha, e que quando soma sua força institucional com a vontade genuína das pessoas, o impacto social deixa de ser um número no relatório e se converte em muitas vidas transformadas: as de quem doou e as de quem recebeu”.

A gestora do projeto Elaine Tezza Moratelli, reforça que no Adote uma Causa, todos os participantes ganharam. “Os voluntários que doaram seu tempo e talento, as ONGs que receberam soluções de altíssima qualidade de forma gratuita e as empresas do GRPCOM que concretizaram sua missão e ainda fortaleceram suas marcas. Foi um projeto lindo trabalho em favor do terceiro setor paranaense”.

Quer entender melhor como funciona essa engrenagem do bem e, quem sabe, se inspirar para a próxima edição?

Conheça o projeto Adote Uma Causa: https://institutogrpcom.org.br/adoteumacausa/