A ameaça invisível às APAEs e a luta por direitos

Foto: Deposit Photos

Hoje, a gente vai falar de uma causa super importante, que pode afetar a vida de muitas famílias! Por isso, ela precisa da nossa atenção agoooora! As APAEs e muitas escolas especializadas podem fechar! É isso mesmo. No ano em que Estatuto da Pessoa com Deficiência completa uma década, somos impactados com essa ameaça devastadora que pode inviabilizar centenas de organizações aqui no Paraná. Mas antes de dizer como você pode ajudar a combater essa ameaça, deixa eu te explicar melhor.

Aposto que você já ouviu falar de instituições que atendem pessoas com deficiência, que a lei chama de escolas especializadas, como as APAEs. Pois então, essas instituições que fazem um trabalho incrível, de muitos anos de tradição, podem fechar, porque tem uma ação tramitando no Supremo Tribunal Federal (o STF), que pode fazer com que elas percam os repasses de dinheiro público.

Cuidado que transforma: conheça a ONG que apoia pacientes com câncer

E por que isso tá acontecendo?

O argumento é que esse dinheiro deveria ir só para escolas regulares, para tentar incluir os alunos com deficiência nas escolas municipais e estaduais. A ideia, claro, é boa, mas o problema é que, na prática, a inclusão não é tão simples assim. Existem tipos de deficiência mais severas, que requerem um atendimento muito mais específico. Por isso, as famílias, as próprias APAEs e outras ONGs que atendem pessoas com deficiência, alertam que as escolas regulares, por mais que se esforcem, ainda não estão prontas para atender essa demanda, e que o atendimento especializado que elas oferecem é fundamental.

Garanta o direito de brincar, mesmo sem grana

Impacto gigante!

Você pode imaginar o impacto que o fechamento dessas ONGs vai trazer para as famílias, para as pessoas com deficiência e para toda a comunidade que depende do trabalho dessas instituições? As APAEs, a Nilza Tartuce, a Vivian Marçal, a 29 de Março, a Primavera, a Afece, Unilehu, Pequeno Cotolengo, Inclusive nas artes e tantas outras agora pedem a nossa ajuda para continuar de portas abertas. Essas escolas são lugares onde as famílias encontram apoio e que pessoas com deficiência têm a atenção, o cuidado e o desenvolvimento que precisam.

+ Leia mais: Portas abertas para pessoas com deficiências

Muito além da sala de aula

A gente sabe que uma pessoa com deficiência não precisa desenvolver só habilidades intelectuais e cognitivas, como ler e escrever. E é por isso que essas ONGs existem. Para fazer o trabalho especializado que vai muito além da sala de aula que a gente conhece. Inclui terapia, capacitação e um suporte completo que, hoje, o ensino regular mesmo que queira, não consegue oferecer. Por isso, a mobilização para manter esses recursos é tão importante. É isso que vai garantir que as pessoas com deficiência continuem tendo acesso a um serviço de qualidade, que ajude no seu desenvolvimento, na sua autonomia e dignidade.

Tá, já entendi. Mas como eu ajudo essa causa?

No dia 20 de agosto, às 8h da manhã, vai ter uma caminhada que sai da Praça Tiradentes e vai até a Assembleia Legislativa, terminando numa audiência pública. Tem gente vindo de todo o Paraná. Então, meus amigos, a gente não pode ficar parado. Bora caminhar juntos e mostrar nosso apoio, porque essa causa é de todos nós. É uma questão de direitos, que inclusive estão previstos no estatuto da pessoa com deficiência. Vamos acompanhar essa história de perto, espalhar a informação e torcer para que a decisão seja a mais sensata e humana possível.

Semana do Meio Ambiente: a luta ambiental que pouca gente vê

E claro, aproveita e compartilha esse link, use suas redes sociais pra algo útil pra sociedade. Divulgue essa causa, apoie uma ONG (tem contatos aqui embaixo), participe da caminhada e bora causar o bem! Te “vejo” na próxima semana.

Insta: @escolaespecializadaprimavera

Insta: @pequenocotolengo

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.