Proposta desafiadora e importante: julho sem plástico

O mês de julho chegou e com ele vem uma proposta desafiadora e importante: o Julho Sem Plástico. Trata-se de um movimento global que busca conscientizar as pessoas sobre o uso excessivo e desnecessário do plástico em nosso dia a dia, incentivando a busca por alternativas mais sustentáveis. Neste contexto, lançamos um desafio: identificar e evitar o uso de plásticos facilmente substituíveis em nossa rotina diária.

+ Viu essas?

Que tal vir comigo nesse movimento?

Seguem algumas dicas fáceis fáceis de serem colocadas em prática:

  1. Usar sacolas reutilizáveis (as famosas ecobags) em vez das sacolas plásticas descartáveis fornecidas em supermercados (baterei sempre nesta tecla). Basta lembrar de levá-las sempre que for fazer compras.
  2. Substituir as tradicionais hastes plásticas de algodão por versões de papel ou até mesmo reutilizáveis.
  3. Levar uma garrafa de água ou caneca/copo reutilizável e um talher de metal ou madeira sempre com você. Dessa forma, evita-se o consumo de copos descartáveis e talheres de plástico em lanchonetes, restaurantes e também no ambiente de trabalho.
  4. Substituir a esponja sintética por bucha vegetal na limpeza da casa e também no banho.
  5. Substituir os tradicionais absorventes por absorventes de pano, calcinhas absorventes ou copo coletor.
  6. Comprar alimentos a granel, como grãos, cereais, nozes e legumes, em vez de produtos embalados em plástico.
  7. Levar sacos de tecido ou recipientes reutilizáveis para fazer compras dos hortifruti.
  8. Troque produtos descartáveis por versões reutilizáveis, como canudo de metal, guardanapo de tecido, lâminas de barbear , dentre outros.
  9. Optar por cosméticos e produtos de higiene sem embalagens plásticas. Você pode procurar por marcas que ofereçam produtos em embalagens de papel, vidro ou materiais biodegradáveis. Isso inclui itens como xampus, sabonetes, cremes dentais e produtos de limpeza.
  10. Optar por alternativas sustentáveis, como papel reciclado e tecidos reutilizáveis para embalar presentes e fazer decoração de festas.

Essas são algumas possibilidades para que possamos, por meio de nossas pequenas ações, mudar hábitos que podem melhorar muito a condição do planeta.


>>> Eu sou Ana Zattar e comando o perfil @anacatacomigo no Instagram, que traz dicas de sustentabilidade e educação ambiental.

Voltar ao topo