Onde doar esponjas, caixas de leite, tampinhas, meias usadas e outros recicláveis?

Esponjas usadas podem ser recicladas. Veja como!

Como para muitos de nós o ano se inicia após o Carnaval, vale a pena essa postagem. Venho com esse texto convidar cada um de vocês a mudar atitudes perante o urgente da causa ambiental.

Não podemos esperar mais! Não precisamos fazer tudo, mas precisamos fazer muito bem feita a nossa parte. 

+ Veja também: Como brilhar de verdade no Carnaval sem ajudar a destruir o meio-ambiente?

*2023 –  RESOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA UM ANO REALMENTE NOVO*

1) Continuar juntando tampinhas para os programas socioambientais – tem pelo Brasil todo!!!. Algumas campanhas coletam também alumínio e tampinhas de metal.  Consulte as especificações de cada programa! Em Curitiba, que tal conhecer algumas delas?

RECICLANDO COM AMOR 

CLÍNICA CASTRA CÃO E GATO 

TAMPINHA SOLIDÁRIA 

TAMPINHA DO BEM 

2) Usar e abusar das ecobags quando for às compras. Deixar sempre a mão,  seja na bolsa ou no carro.

3) Substituir o copinho descartável por uma caneca ou copo reutilizável, seja no trabalho, ao realizar refeições fora de casa, como em um shopping,  por exemplo ou até na hora daquele caldo de cana no parque!

4) Juntar esponjas de limpeza usadas para o programa nacional de reciclagem da Terracycle – Scotch Brite. E adotar a bucha vegetal para banho e limpezas em geral.

5) Juntar embalagens longa vida para o programa de reciclagem da própria Tetrapak

6) Adotar e normalizar a CASCA DA BANANA como ingrediente das receitas. Que tal começar pela SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE? Importante: além de ingrediente de receitas nutritivas, a casca da banana pode ser  utilizada como adubo ou ir para a composteira.  https://www.instagram.com/tv/Cedcy9HDJtd/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

7) Levar as meias velhas, furadas, desparceiradas, manchadas para o programa meias do bem, em qualquer loja da Puket.

8) Juntar instrumentos de escrita usados para o programa nacional de reciclagem da Terracycle – Faber Castel.

9) Juntar papel velho e usado para o projeto Papel Bom pra Cachorro, que auxilia na castração, vacinas e desverminação de cães e gatos.

10) Descartar lixo tóxico e lixo eletrônico de forma adequada em campanhas específicas. Consulte a prefeitura de sua cidade. https://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/lixo-toxico

11) Juntar cápsulas de café para um dos programas de reciclagem. Na verdade eu nem uso cápsulas de café… café aqui em casa é no coador de pano!

12) Dar preferência a produtos naturais aos industrializados sempre que possível. Descascar mais e desembalar menos.

13) Separar SEMPRE o lixo orgânico do reciclável. 

14) Priorizar a compra de produtos cujo fabricante tenha a preocupação com o meio ambiente, como por exemplo a Natura, Positiva, e outras empresas pequenas com essa pegada! A Ilka, da @linhaecologica dá várias dicas.

15) Incentivar a reutilização de produtos, e embalagens, sempre que possível. Aderir ao UPCYCLING (reutilização criativa) e à PRECICLAGEM (diminuição da geração de resíduos no ato da compra). 

16) Praticar o PLOGGING, que alia corrida ou caminhada ao recolhimento de resíduos. Você pode praticá-lo na praia, nos parques ou nas ruas de sua cidade. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64095043

16) Reduzir o consumo – praticar o consumo consciente. Dar preferência ao produtor e ao comércio local.

17) Evitar o desperdício,  seja de produtos, seja de tempo.

18) Incentivar a família e os amigos a fazer o mesmo – ser exemplo e copiar bons exemplos. 

19) Utilizar canudos de inox, saquinhos de tecido para compra a granel e ecopads de crochê.

20) Realizar compostagem em casa. É mais fácil do que você imagina,  vai se apaixonar e aprender muito. 

21) Ter uma horta em casa. 💚💚💚

22) Reciclar ou reutilizar roupas nos programas específicos; a loja C&A é uma delas!!! A Renner também..

Lingeries usadas e higienizadas podem ser encaminhadas para Josephine Boutique. 


23) Conhecer o programa de gerenciamento de resíduos de sua cidade. Em Curitiba tem muita coisa legal – mas não basta apenas morar nela – tem que aderir.https://coletalixo.curitiba.pr.gov.br/

24) Coletar óleo de cozinha usado para um dos programas de reciclagem. Em Curitiba tem vários,  como a www.instagram.com/preserveambiental ou pela prefeitura da cidade. Alguns supermercados também coletam.

25) Reciclar embalagens de perfumes, xampus, cremes, dentre outros no programa da NATURA e no BOTI RECICLA, das lojas O BOTICÁRIO.

26) Divulgar essas campanhas para o maior número de pessoas possível. Darlene, da @reciclando em Curitiba faz muito bem isso! Que tal se organizar com amigos ou vizinhos para aderir aos programas e boas práticas?

27) Engajar-se em um trabalho voluntário! Tem tantos…a Fernanda Albini Macanha ficou expert em descobrir quais são e divulga-los. Conheça www.instagram.com/ajaconsciente e https://instagram.com/aquecendocoracoescuritiba?igshid=OGQ2MjdiOTE=

28) Nunca mais utilizar bexigas, balões metalizados, glitter, E.V.A em decorações de festas ou trabalhos escolares. Esses itens não tem reciclabilidade ou vão parar em aterros. Veja isso sobre o glitter https://www.ecycle.com.br/glitter/

29) Deixar mais o carro na garagem. Ir a pé ou de bike. Usar transporte coletivo ou dar carona. 

30) Aprender pelo menos uma coisa nova por dia, e no final do ano serão pelo menos 365 novos aprendizados.

Tem muita coisa por fazer e muita gente bacana fazendo coisa boa por aí! Bora para a AÇÃO. Quem vem comigo? Que 2023 nos proporcione isso!!!


>>> Siga meu perfil no Instagram (Ana Cata Comigo) para mais posts, fotos e vídeos. Te espero lá!

Voltar ao topo