Nesta Semana Lixo Zero, como parte da ação do Colombo Lixo Zero, tive a alegria de visitar a Ecobarreira e seu idealizador, Diego Saldanha. Estava acompanhada por Dener Kluck, Orlando de Souza e Rogério Aquino, do Colombo Lixo Zero, e por Iracema Bernardes, do Coletivo Estadual Paraná Lixo Zero, dentre outros.

continua após a publicidade

Digo “alegria” porque, apesar de acompanhar as redes sociais do Diego diariamente mais do que novela, minha admiração por esse trabalho vem de muito antes.
A primeira vez que vi o trabalho do Diego foi em uma chamada na TV, em um dos primeiros prêmios que ele recebera. A ação toda me chamou a atenção e, desde então, passei a segui-lo nas redes (ele ainda tinha poucos seguidores… hoje, nem dá para imaginar isso).

A natureza como resposta: jardins de chuva – você sabe o que é?

Seguimos um acompanhando o trabalho do outro, ainda sem nos conhecermos. Fizemos lives, aulas ao vivo, e só fui encontrá-lo pessoalmente quando ele ainda vendia frutas no sinal. Tornei-me sua cliente, além de fã e apoiadora de seu trabalho. Sempre achei, e continuo achando, que o Diego e suas boas ideias deveriam dominar o mundo.

continua após a publicidade

Hoje, enfim, pude vê-lo em seu habitat: o rio. E mesmo sendo seu dia de folga, ele nos recebeu de forma exemplar, com uma disposição e um propósito que transbordam. Eu me senti privilegiada de estar ali, ao lado de outras pessoas, escutando suas histórias e vendo de perto a materialização de sua luta.

O catador de alegrias – Adeus Tio Marcelo

continua após a publicidade

A visita anterior, aliás, havia sido adiada por um motivo que apenas reforça sua importância: houve um derramamento de um resíduo tóxico suspeito no rio, e foi o Diego quem o órgão oficial chamou para ajudar a conter o dano. Isso diz tudo sobre ele. Diego é simplicidade e sabedoria com bondade junto. Ele é prática, é mão na massa. É a escola da vida.

Sou fã do Diego e de toda a família iluminada que ele tem. Ele fala sobre mudança e a realiza; ele veio para mostrar ao mundo como se faz. Ele veio mostrar que é possível. A Ecobarreira, uma de suas ideias mais brilhantes, é a prova disso: uma solução engenhosa que cria uma contenção que barra toneladas de resíduos flutuantes — principalmente garrafas PET e plásticos — impedindo que sigam o curso do rio e cheguem às Cataratas do Iguaçu.

Vê-la em operação é impactante. E ali, naquele limite entre Colombo e Curitiba, uma grande notícia: Diego nos contou que, em breve, do outro lado do rio, na margem que pertence à capital, a Prefeitura de Curitiba construirá um novo parque. É a prova de como a ação persistente de um indivíduo pode transformar e valorizar todo o seu entorno, inspirando inclusive o poder público.

Torço para que ele voe cada dia mais alto, pois ele merece. Diego é exemplo. E em plena Semana Lixo Zero, sua trajetória nos lembra que a verdadeira mudança começa com a ação de um, que inspira a todos.