Ecobarreira: a prática que inspira na Semana Lixo Zero

Ativistas do meio-ambiente visitam a Ecobarreira de Diego Saldanha. Foto: Arquivo Pessoal

Nesta Semana Lixo Zero, como parte da ação do Colombo Lixo Zero, tive a alegria de visitar a Ecobarreira e seu idealizador, Diego Saldanha. Estava acompanhada por Dener Kluck, Orlando de Souza e Rogério Aquino, do Colombo Lixo Zero, e por Iracema Bernardes, do Coletivo Estadual Paraná Lixo Zero, dentre outros.

Digo “alegria” porque, apesar de acompanhar as redes sociais do Diego diariamente mais do que novela, minha admiração por esse trabalho vem de muito antes.
A primeira vez que vi o trabalho do Diego foi em uma chamada na TV, em um dos primeiros prêmios que ele recebera. A ação toda me chamou a atenção e, desde então, passei a segui-lo nas redes (ele ainda tinha poucos seguidores… hoje, nem dá para imaginar isso).

A natureza como resposta: jardins de chuva – você sabe o que é?

Seguimos um acompanhando o trabalho do outro, ainda sem nos conhecermos. Fizemos lives, aulas ao vivo, e só fui encontrá-lo pessoalmente quando ele ainda vendia frutas no sinal. Tornei-me sua cliente, além de fã e apoiadora de seu trabalho. Sempre achei, e continuo achando, que o Diego e suas boas ideias deveriam dominar o mundo.

Hoje, enfim, pude vê-lo em seu habitat: o rio. E mesmo sendo seu dia de folga, ele nos recebeu de forma exemplar, com uma disposição e um propósito que transbordam. Eu me senti privilegiada de estar ali, ao lado de outras pessoas, escutando suas histórias e vendo de perto a materialização de sua luta.

O catador de alegrias – Adeus Tio Marcelo

A visita anterior, aliás, havia sido adiada por um motivo que apenas reforça sua importância: houve um derramamento de um resíduo tóxico suspeito no rio, e foi o Diego quem o órgão oficial chamou para ajudar a conter o dano. Isso diz tudo sobre ele. Diego é simplicidade e sabedoria com bondade junto. Ele é prática, é mão na massa. É a escola da vida.

Sou fã do Diego e de toda a família iluminada que ele tem. Ele fala sobre mudança e a realiza; ele veio para mostrar ao mundo como se faz. Ele veio mostrar que é possível. A Ecobarreira, uma de suas ideias mais brilhantes, é a prova disso: uma solução engenhosa que cria uma contenção que barra toneladas de resíduos flutuantes — principalmente garrafas PET e plásticos — impedindo que sigam o curso do rio e cheguem às Cataratas do Iguaçu.

Vê-la em operação é impactante. E ali, naquele limite entre Colombo e Curitiba, uma grande notícia: Diego nos contou que, em breve, do outro lado do rio, na margem que pertence à capital, a Prefeitura de Curitiba construirá um novo parque. É a prova de como a ação persistente de um indivíduo pode transformar e valorizar todo o seu entorno, inspirando inclusive o poder público.

Torço para que ele voe cada dia mais alto, pois ele merece. Diego é exemplo. E em plena Semana Lixo Zero, sua trajetória nos lembra que a verdadeira mudança começa com a ação de um, que inspira a todos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.