Curitiba ganhou um novo refúgio na Rua Itupava, no Alto da Glória. O KapiBar, com alma de boteco e espírito curitibano, parece ter nascido clássico, daqueles lugares que passam a sensação de sempre terem existido. Criado por Amanda Del Valle e Marlon Mousquer, o espaço é uma homenagem aos botequeiros e à capivara, o animal símbolo da capital paranaense.
Acostumados a trabalhar em diferentes partes do mundo, o casal decidiu apostar no empreendedorismo familiar para servir boas porções e bebidas que valorizam os produtos locais. A mudança de vida veio acompanhada de uma provocação divertida.“Compramos um bar ou uma casa?”, perguntou Amanda. “Em dez minutos, ele já tinha uma lista com imóveis que poderiam ser o local do bar”, contou a engenheira química curitibana.
Natural de Foz do Iguaçu, Marlon abraçou a ideia com entusiasmo. O desejo era transformar um imóvel vazio em um lugar aconchegante, afetivo e cheio de referências das cidades por onde passaram — Cidade do México, Recife e São Paulo. “Queríamos um ambiente com cara de lar, que utilizasse Curitiba como referência. O Kapi é o nosso jeito de dizer obrigado. No cardápio, há toques de cada lugar em que moramos; da pimenta defumada mexicana ao caldinho nordestino, passando pelo torresmo de rolo servido em São Paulo”, explica.
Para chegar ao resultado atual, o apoio da família foi essencial; da entrada ao futuro piso superior. Os pais de Amanda, Lauro e Luciane, estão diariamente no bar, orientando, ajudando e vibrando a cada conquista.“Cada detalhe tem história. Foram 1.600 tijolos colados à mão, cadeiras pintadas pela mãe, verniz aplicado pelo pai, balcão levantado por todos. Brinco que o Felipe, cunhado do Marlon, foi praticamente sequestrado para ajudar na obra”, disse Amanda.





Capivara no Ligeirinho
Ao entrar no salão principal vindo da área externa, o visitante é recebido por uma grafitagem icônica: uma capivara dirigindo um Ligeirinho, o tradicional ônibus cinza de Curitiba. É um cartão de visitas perfeito para a viagem sem paradas pelo cardápio criativo, com nomes inspirados em pontos tradicionais da cidade: Boca Maldita, Capivara Atolada, Louca do São Francisco, Rolê do Largo, Santa Felicidade, Dadinhos da Pedreira, Bicho do Paraná, Sanduba da Osório e o campeão de vendas, o Bolinho de Morretes.
“A gente sentia muita falta, quando morava fora, da comida feita em Curitiba e no Litoral. A carne de onça, o sanduba, o pastel das feiras. Queríamos usar elementos regionais. O Bolinho de Morretes é uma releitura, servido com geleia de banana”, explicou Marlon.
Na carta de bebidas, o destaque vai para o chope IPA Submarino, servido em copo com a capivara sorridente, e para o Kapi, drinque autoral com vodca, maçã verde, gengibre, suco de limão-siciliano e manjericão. “Só vai encontrar aqui”, garante Marlon, que lidera a equipe formada por Felipe ( gerente), Lucas ( barman), Artur ( cozinheiro), Samuel (garçom) e Emanuelle ( garçonete).
O clima é leve, de risada solta e resenha. O tipo de ambiente em que o tempo passa devagar, como a vida tranquila das capivaras tomando sol no Barigui. Até nos banheiros o bom humor aparece: as plaquinhas “Piá” e “Guria” foram feitas à mão pelos donos, e outra grafitagem enaltece pontos turísticos da cidade com a presença do simpático animal.





Reconhecimento e gratidão
Estar no Kapi é sentir a energia de uma família inteira envolvida no negócio. Com menos de um mês de funcionamento, a busca por novos fregueses é intensa, e promete melhorar. O ambiente é iluminado, telas para acompanhar jogos, preço justo e o astral é perfeito para reunir amigos e família.
O Kapi é, acima de tudo, um agradecimento. À cidade, ao povo, à cultura e, principalmente, à família.“Eu não tenho palavras para dizer o quanto sou grato aos meus sogros. É muito bom perceber que eles ficaram felizes com o resultado e estão juntos nessa empolgação”, diz Marlon.
Para a Amanda, o sentimento de gratidão por ter os pais perto é gratificante, e esse carinho reflete no sorriso e na atenção pelos detalhes. “Os meus pais têm uma coisa que é deles. Eles gostam de ajudar, independente de quem seja, independente da situação. Eles apoiam e querem acolher, e o Kapi é isso tudo, venha ser feliz”, completou a filha “caçula” do simpático casal Lauro e Luciane.
O KapiBar não é apenas um bar. É um pedaço de Curitiba que aprendeu a sorrir com cara, alma e coração de capivara.





Kapibar
Endereço: Rua Itupava, 1585 – Alto da Glória, Curitiba.
Horário de Funcionamento: Quarta à sábado das 18h às 0h; sábado das 15h às 0h.
Instagram: kapibarcwb
Quer sugerir um bar?
Envie sua sugestão para o Instagram do Caçador de Boteco. Siga lá!
