Durante décadas, a placa na esquina da José Nicoletti com a Nilton Francis Bittencourt, no bairro Ahu, em Curitiba, constou Mercearia Nossa Senhora Aparecida. Era ali que os moradores do bairro paravam para comprar doce, bater papo e, claro, tomar uma Caracu gelada. Depois de 52 anos, o endereço ganhou um novo nome, o Boteco da Praça, o ponto de encontro que atravessa gerações.
O bar fica em um ponto bucólico da região norte de Curitiba, cercado por extensa área verde e pouco movimentada. É um daqueles lugares em que a vida parece demorar um pouco mais pra passar. O espaço conta com três ambientes: dois externos protegidos e um interno bem iluminado, baleiros e salgadinhos de pacote no balcão, bebidas à mostra e uma entrada que lembra um pequeno “castelo do gole” dão as boas-vindas a quem chega.
A história do bar começou com seu Emílio, passou para o filho Cláudio, e agora segue nas mãos de novos donos, que decidiram sair da posição de clientes para virarem patrões. Vlamir de Oliveira da Luz, 59 anos, que mora na região desde o primeiro mês de vida, tem a missão ao lado do chef de cozinha Peterson Bengtsson, cliente das antigas da Mercearia, de continuarem o clássico ponto do bairro.
“Eu cresci aqui dentro. Meu avô me trazia quando eu tinha seis anos, ele vinha tomar a Caracu dele e comprava doce para a piazada. Era um bar de bairro, só vinha o pessoal conhecido. A gente brincava aqui na frente, era tudo mato. Agora tem duas praças, campo, casa boa, o bairro mudou, mas o sentimento continua o mesmo”, reforçou Vlamir.
Novidades no cardápio
O comando da cozinha ficou a cargo de Peterson, que chega trazendo ideias e uma dose de ansiedade. “Tá sendo cansativo, mas gratificante. Estamos ajustando a churrasqueira, criando cardápio, mexendo em cada detalhe”, avisou Peterson.
O cardápio tem uma mistura de porções clássicas de boteco com reforços de qualidade como bolinho de bacalhau, almofadinha de gorgonzola, camarão e rã, pratos feitos da semana e feijoada de sábado, além de assados e hambúrgueres artesanais.
“A carne é comigo, a cozinha é com ele. Cada um no lugar , adiantou Vlamir, em especialista da brasa. A partir desse entrosamento do carvão com o tempero, o resultado do Boteco da Praça é promissor.
“A praça representa união, o povo junto, tirando onda um do outro, com amizade. É isso que queremos manter”, completou Vlamir.
Boteco Boa Praça
Endereço: Rua José Nicolletti, 553 – Ahu, Curitiba.
Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 22 horas.
Instagram: botecodapraca_cwb
Quer sugerir um bar?
Envie sua sugestão para o Instagram do Caçador de Boteco. Siga lá!