Um bar com nome e identidade de boteco. Em um ponto até meio escondido do Ahu, um lugar mistura salão de baile com oficina mecânica, e o resultado é surpreendente. O Botequeiro, situado dentro da sede do Jeep Club de Curitiba, é liberado para todo o público que vai encontrar um ambiente descontraído, familiar e recheado de história.
O Botequeiro está situado na Rua Secondo Tedeschi, uma pequena via do famoso Ahu “de baixo”. Ao entrar pelo portão, os primeiros olhares já sinalizam que a aventura no bar está apenas no começo. E digo, o melhor ainda estará por vir, seja pela resenha dos clientes ou a comida feita pelo dono.
Falando do dono, Lauro Nery do Canto Souza Filho, natural de Telêmaco Borba, é daqueles que adora conversar. Veio para Curitiba com 10 anos de idade, tendo na veia a vontade de empreender. Mal sabia ele na infância que ao encontrar a curitibana Josiela Aparecida Moreira, o caminho no comércio já estaria traçado.
“Sempre desejei empreender e montei com a minha sogra uma distribuidora de bebida na Jerônimo Durski com a Princesa Isabel, no Bigorrilho. Era uma portinha no começo e ficamos nove anos lá. Toda quarta-feira reunia amigos e fazíamos churrasco, feijoada, porco. Geralmente, eu era o responsável pela alimentação, puxei isso do meu pai que faleceu há pouco tempo”, disse Lauro.
Depois de alguns serviços fora do balcão, Lauro ficou sabendo por um amigo, que uma cancha de futebol no Uberaba estava precisando de alguém para cuidar do bar. Aceitou o desafio e foi um sucesso, mas no caminho de volta para casa, algo sempre chamava a atenção do casal.
“No trajeto de volta para casa, desviava pela Avenida Anita Garibaldi e passava na frente de um imóvel na Rua Benvenuto Gusso, no bairro Boa Vista. Certo dia, passei lá. O valor pedido era alto e a gente não tinha o dinheiro. Cheguei a olhar outros imóveis, e sonhava em ter um ponto com assados, e nesse ponto da Gusso, antes foi uma costelaria. Chegamos a um acordo, fizemos uma reforma, e abrimos o Botequeiro no dia 4 de junho de 2022”, lembrou Lauro.





Da rua para o Jeep Club
O período de praticamente três anos do O Botequeiro na Benvenuto Gusso foi de aprendizado e amizades. A partir desse trabalho, Lauro aumentou a confiança no trato com a comida e Josiela no olhar atento ao cliente. “Foi um período importante, fizemos boas amizades. Em 2023, fizemos uma segunda reforma e deu um avanço. Tinha uma roda de samba de amigos, era bem gostoso. O Botequeiro era ponto de encontro pelo movimento da rua”, valorizou Josiela.
Com o imóvel locado e desejando fazer novas reformas para adequar o bar para a utilização legal das mesas externas, Lauro e Josiela, perceberam que o custo ficaria alto. Uma nova mudança passou a fazer parte do plano, e o novo caminho era do lado de casa. “Moramos oito anos ao lado do Jeep Clube, e meu finado sogro conhecia os frequentadores. Antes existia uma pessoa que cuidava do bar, e vim conversar com a Ana, a ex-presidente. Cheguei com meu cardápio para fazer uma parceria, e ela brincou se eu poderia começar no dia seguinte. Já são quatro meses”, comentou Lauro.
Por estar dentro da sede do Jeep Club, o Botequeiro tem sua decoração voltada ao off-road com quadros, bancos, mesas e até um pódio em um dos salões que ainda tem espaço kids. No balcão do bar, o papo volta e meia é sobre carros antigos ou trilhas, tendo a companhia de pote de rollmops e porções saborosas. Aliás, é difícil apontar o destaque gastronômico, que vai desde a um coração acebolado a famosa carne de onça (nas sextas), sem esquecer do carneiro das quintas-feiras. O que posso afirmar que a comida é espetacular e muito bem apresentada pela equipe do bar que tem a Michele Sabrina Cezario da Silva e a Janaina Rita de Souza.





Pilotando e acelerando no bar
Estar no Botequeiro é vivenciar a alma de um bar. Conversas “furadas” da turma do balcão, um senhor lá no fundo tomando um conhaque, amigas senhoras no outro salão e trabalho na cozinha, o coração do boteco. “Não é fácil, faço amizades e conheço a história das pessoas. Eu sei o que eles gostam, eu sou os olhos e nada pode passar batido”, afirmou Josiela, a capitã do Botequeiro, e fiel escudeira do homem de Telêmaco Borba. “Eu passei por várias profissões, hoje estou pilotando o fogão e acelerando o atendimento. Eu consegui me achar como dono de bar e graças a Deus, ao lado da minha companheira”, completou Lauro, um eterno Zequinha, responsável por desatolar jipe em trilhas.





O Botequeiro
Endereço: Rua Secondo Tedeschi, 36 – Ahu, Curitiba
Horário de Funcionamento: terça à sexta das 16h até 23 horas
Sábado: 11h até 18h
Instagram: o_botequeiro_ctba
Quer sugerir um bar?
Envie sua sugestão para o Instagram do Caçador de Boteco. Siga lá
