Um paraíso, uma contemplação ao prazer em forma de satisfação da alma e da alegria de estar em família. Aliando uma alimentação espetacular, chope cremoso e ambiente aconchegante, o Vô Fredo Bar e Petiscaria, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, tem virtudes que compõe um combo perfeito para a curtição. É uma espécie de casa de vó com história empreendedora e amorosa, uma receita inigualável de sucesso.
Localizado na Rua Alexandre Nadolny, uma das artérias principais do Boa Vista, o Vô Fredo está situado dentro de um espaço comercial, com estacionamento, e referendado por uma família acostumada com o trato pessoal. A marca Vô Fredo, é bem conhecida no Litoral do Paraná quando o assunto passa a ser pousada e restaurante especializado em frutos do mar. O Recanto Vô Fredo foi fundado por Francisco, conhecido como Chicão e, carinhosamente, como Vô Fredo, nome dado ao estabelecimento em homenagem ao seu pai. São 32 anos no balneário de Coroados, em Guaratuba.
Em 2016, foi inaugurado em Curitiba, com a participação dos filhos do fundador. O local é bem estruturado, iluminado e com móveis clássicos como a cadeira com mesa de telefone, chaleiras e ferro de passar antigos, e quadros com antigos comerciais impressos em jornais da década de 1950.
A gestão era da família, mas no começo de 2025, um ex-representante comercial decidiu entrar na vida botequeira em um lugar que jamais será esquecido por ele. Willian Rodrigues Macedo, 37 anos, nasceu em São Paulo, e veio para Curitiba, há 30 anos. Em 2012, conheceu a Luciane, atual esposa, e o primeiro encontro deles ocorreu no mesmo local em que hoje é dono. “Isso é muito louco, e ficamos frequentando o bar por anos. No fim de 2024, o garçom comentou que a família do Vô Fredo estava querendo negociar o empreendimento em Curitiba. No início, tratei o caso como uma brincadeira, e chamava meu sogro Leocir de sócio”, ironizou Willian.
A brincadeira virou séria a partir do começo deste ano. Após fazer um acordo na empresa que trabalhava, Willian buscou o sogro para unirem as forças, e assim ocorreu, mesmo que na forma do incentivo. “Ele tem o desejo de morar na praia, e comentou que gostaria de seguir com o plano. No entanto, sempre deu força quando precisei, e a minha esposa foi fundamental para eu definir o que eu queria”, disse Willian, pai do pequeno Lucas.





Siri e tilápia de comer rezando
Estar no Vô Fredo Bar e Petiscaria é agradecer por existir. Sim, a alimentação é feita com carinho pela Camila, e entregue com maestria pelo Carlos. O siri no prato fica bem entrosado com o queijo derretido, e um chope bem tirado completa a ida ao “céu”. Outra dica é pedir o combinho de iscas de tilápia com camarão crocante. Posso escrever com tranquilidade que os peixes são frescos e com ótima procedência. A tilápia chega a desfilar na boca com uma maciez incrível.
“A comida é união de todos em todos os processos, é gratificante receber famílias e ouvirem que gostaram do prato. A gente acaba pegando certa intimidade, é muito legal. São tentativas e erros, o segredo é a simplicidade e bom atendimento para se tornar referência”, comentou Willian, que está na gestão há cinco meses no Vô Fredo Bar e Petiscaria.





Desafios de um empreendedor
A vida de dono de bar não é moleza. Nesse período como gestor do Vô Fredo, Willian enfrentou adversidades, inclusive pegou o primeiro inverno, estação que acaba deixando a clientela mais recolhida.
“Já passei por tudo. Estou querendo mais, acho que está dando certo. É cansativo, passo mais tempo aqui que com minha família, mas no fim das contas, sinto algo diferente no coração. Tudo é novidade, estou no meu primeiro inverno, e ainda vou ter o meu primeiro verão. É um jogo de equilíbrio, é aprendizado diário”, explicou o paulistano.
Questionado sobre o desafio comparado ao antigo trabalho, Willian reforça que o empreendedorismo não tem hora certa de acontecer, o que não pode é deixar escapar a chance. “Sempre tive vontade, e juntamente aliando a área da gastronomia. Uma oportunidade que agarramos, e não podemos deixar escapar. Agradeço por ter uma família que apoia”, completou o antigo representante comercial que continua indo no lugar que se apaixonou pela esposa há 13 anos.



Vô Fredo Bar e Petiscaria
Endereço: Rua Alexandre Nadolny, 198 – Santa Cândida, Curitiba.
Funcionamento: de terça à sábado das 18h às 23horas;
sábado das 11h30 até 15h, e das 17h até 23 horas.
Instagram: vofredopetiscaria
Quer sugerir um bar?
Envie sua sugestão para o Instagram do Caçador de Boteco. Siga lá!
