Bar em Curitiba é reduto de garçons e de famílias há quase meio século em Santa Felicidade

Fachada do tradicional PickNick, em Santa Felicidade.

Santa Felicidade é famosa pela mesa farta, restaurantes gigantescos, polenta e frango frito. E no meio desse cenário na Avenida Manoel Ribas, está o PickNick Bar, um daqueles lugares que resistem ao tempo sem perder a essência de quando era reduto madrugueiro de garçons que passavam horas na resenha e na sinuca. A partir disso, e de tantas outras boas histórias, o boteco faz parte da vida do bairro há 47 anos.

Tudo começou em setembro de 1978, quando Nina e Tibério inauguraram a Mercearia PickNick, no atual endereço do O Boticário, pertinho do atual comércio. Na época, era mais um Secos & Molhados que atraia a vizinhança que buscava queijos, salames, vinhos, pão, vina na estufa e amizade verdadeira.

Ao mudar de local, o PickNick abraçou uma turma que nasceu para servir. Os garçons dos restaurantes de Santa Felicidade precisavam de um local agradável para aliviar a tensão pós-trabalho gastando pouco. Resenha, sinuca, pebolim e risadas seguiam até às 8 horas da manhã, horário que o bar fechava. Na madrugada não tinha onde sentar, ficava lotado até as primeiras horas do dia.

E foi nesse ambiente de alegria e simplicidade, que Matheus Renan Nunes dos Santos, cresceu. Neto da Nina e do Tibério, Matheus logo percebeu que o sangue botequeiro iria “falar” mais alto. Ao acompanhar o trabalho, especialmente do pai Odisnei, o legado familiar se completaria na terceira geração juntamente com a mãe Leila, filha dos fundadores.

“Eu nasci aqui dentro. Tenho foto em cima da mesa de sinuca com 3 anos de idade. Servi chope na Copa de 2006 com 11 anos. Representa muito dar continuidade a isso”, disse Matheus que ainda conta com a companhia da vó Nina, que frequentemente está no bar. Já o vô Tibério, faleceu em 1998.

A famosa asinha de alho e bolinho de camarão

O pai do Matheus, o Odisney, foi o responsável por alterar um pouco a rotina do bar. Sem deixar de lado os amigos garçons, deu início ao plano de qualificar a alimentação com porções mais generosas. Literalmente colocou a mão na massa, meteu a mão na frigideira, e deixou a marca. “Ele tem o segredo e não conta para ninguém. Ele chega cedinho, deixa temperado e ainda atende nos fins de semana”, revelou o filho.

Aliás, os segredos do famoso bolinho de camarão, campeão do Comida di Buteco 2009, e da asinha de alho ficam guardados. Vale aqui destacar a asinha de alho do PickNick, bem temperada e muito crocante, parecendo que foi feita na churrasqueira. Uma curiosidade legal do PickNick que o cliente vai ter acesso aos petiscos do concurso Comida Di Buteco desde 2008, antes chamado Boteco Bohemia.

A estrutura física do PickNick compõe 10 mesas do lado de fora, e outras 12 internamente. Na decoração, vários quadros com propagandas antigas e frases de efeito deixam o clima amistoso para qualquer situação. Um dos diferenciais são os drinques preparados com extrema atenção e entregue em uma espécie de “gaiolinha”.

“Um lugar onde 95% dos clientes têm nome e história, onde já rolou pedido de casamento, festa de bodas e até criança que trocou McDonald’s por batatinha da casa. Aqui chamamos de Família PickNick”, avisou Matheus, o esposo da Yasmin.

União e legado

O nome PickNick nunca fez tanto sentido, simboliza reunião, partilha, encontro. É uma verdadeira reunião de pessoas em torno da comida, da cerveja, e também em torno de amigos, garçons, fregueses que viraram funcionários, e funcionários que viraram parte da família.

“É vínculo. Eu quero cumprimentar cada pessoa pelo nome. Tenho clientes que sentaram no colo do vô, depois com o pai, e hoje trazem o filho. O time que atende no balcão também é família. Ali, não tem funcionário de passagem, tem gente que fica 10, 15, até 20 anos na casa. Os funcionários vestem a camisa, alguns estão comigo há décadas. Eles não trabalham só por trabalhar, fazem parte da história”, valorizou Matheus que tem na equipe o André Stella, João Franco, Sandro Aparecido, Marcela e o Francisco.

O PickNick é um espaço de memória viva, onde cada mesa tem uma história e cada cliente carrega uma lembrança. É entrar na sala da própria casa,sendo que a família tem a chave do imóvel. Viva o PickNick, patrimônio de Santa Felicidade!.

PickNick Bar

Endereço: Av. Manoel Ribas, 5966 – Santa Felicidade, Curitiba

Horário de Funcionamento: terça, quarta, quinta e domingo das 15h às 22h30; sexta das 15h às 23h30, e nos sábados, das 14h às 23h30.

Instagram: picknickbar

Quer sugerir um bar?

Envie sua sugestão para o Instagram do Caçador de Boteco. Siga lá!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.