“É, ao mesmo tempo, uma alegria e uma responsabilidade. Estou muito grata  aos acadêmicos que me honraram com os seus votos, assunto para vaidades e inspirações. Sei, porém, que assumo hoje publicamente o compromisso de manter minha produção à altura de tal prestigiamento, assunto para trabalho e transpirações”,  declarou Etel Frota ao saber que foi eleita para ocupar a Cadeira 22 da Academia Paranaense de Letras – APL. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (11), em Curitiba. A escritora recebeu 19 votos e concorreu com Márcio Renato dos Santos e Carlos Magno Corrêa Dias.   A autora do romance “O Herói Provisório”, livro lançado recentemente, se tornou a 12ª mulher a entrar na Casa dos Imortais do Paraná ao lado de Adélia Maria Woellner, Chloris Casagrande Justen, Marta Morais da Costa, Luci Collin, Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, Maria José Justino e Cecília Vieira Helm. Já foram membros da Academia: Pompília Lopes dos Santos (1900-1993), Helena Kolody (1912-2004), Leonilda Hilgenberg Justus (1923-2012) e Flora Munhoz da Rocha (1911-2015).  A Cadeira 22 já foi ocupada por Carlos Stellfeld (1900-1979), Metry Bacila (1922-2012) e João José Bigarella (1923-2016). Fundada em 1936, a casa dos imortais do Paraná é presidida por Ernani Buchmann (Cadeira 2).

continua após a publicidade

Poesia e música 

A escritora, paranaense de Cornélio Procópio (PR), nasceu em 1952, e em 1980 passou a morar na capital do estado. Ela conta que apenas depois dos 40 anos de idade, muitos deles dedicados à medicina, começou a escrever poemas e letras de canção, voltou a estudar música, e desde 1999, atua de forma exclusiva como escritora (poeta, letrista, roteirista) e com algumas incursões pela dramaturgia. Em 2002, lançou “Artigo Oitavo”, livro+CD de poesia escrita, falada e cantada, com prefácio de Thiago de Mello, concepção gráfica de Paola Faoro e produção musical de Rodolfo Stroeter. Trilha executada por André Mehmari, Caíto Marcondes, Lydio Roberto, Rodolfo Stroeter, Sérgio Justen, Teco Cardoso, Participações de Cacá Carvalho, Cris Lemos, Liane Guariente, Mônica Salmaso, Nice Luz, Suzie Franco.   “Desde que comecei a escrever poesia, tenho sido publicada por suplementos culturais e antologias”, observa a escritora. Ela destaca os poemas “Quíron”, “O louco da rabeca” e “Um outro soma”, recentemente inseridos no livro “Blasfêmeas: Mulheres de Palavra” (Editora Casa Verde), do qual também participam mais 63 escritoras brasileiras da cena contemporânea.  Já a sua produção como letrista abrange uma enorme gama de gêneros musicais – do erudito à música caipira; de parceiros (no Brasil e Escandinávia) – de Zé Rodrix a Måns Mernsten, passando por Iso Fischer, André Mehmari, Consuelo de Paula, Davi Sartori; de intérpretes – de Nasi a Maria Bethânia, passando por Viola Quebrada, Kátia Teixeira, Carla Visi, Marianna Leporace, entre dezenas de outros.  Etel Frota acompanhou, em 2016, o lançamento do projeto musical “Flor de Dor – Tao do Trio canta Etel Frota” (Cris Lemos, Fernanda Sabbagh, Suzie Franco; direção musical Vicente Ribeiro), que reúne parte de sua obra. “Por este trabalho, recebi o Prêmio Grão de Música 2016, e o grupo foi indicado ao 28º Prêmio da Música Brasileira, como melhor grupo vocal da MPB”, orgulha-se. No último ano vem atuando como colaboradora do jornal Folha de S.Paulo.

continua após a publicidade

Romancista de mão cheia

“O Herói Provisório”, seu primeiro romance, editado pela Travessa dos Editores, foi lançado em Curitiba e na FLIP 2017 – Festa Literária Internacional de Paraty (RJ). O livro tem tido uma boa recepção por parte de qualificados leitores: “Enredo muito bem construído, personagens vigorosamente delineados e consistentes, e uma linguagem elegante e fluente, revelando Etel como uma narradora de alta qualidade”, na opinião do linguista Carlos Faraco. “A autora encontrou o modo correto de narrar uma multidão de histórias e de personagens, que movem a história, com uma linguagem caudalosa, generosa, inesgotável”, segundo o escritor Roberto Gomes, que assina a orelha da publicação.   Atualmente, Etel Frota segue trabalhando em letras de canção e roteiros inéditos. Também está reeditando seus dois livros e dando vida a novos projetos:  “A menina que engoliu uma estrela”, romance infanto-juvenil, “Santosha” (livro de poesia) e nas letras para um novo projeto musical,  “Canções do dia seguinte”.

Desfile de “flores vivas” marcou chegada da Primavera em Curitiba

Relembrando tradição da cidade, mais de 30 modelos desfilaram em passarela urbana de 850 metros. Créditos: Lu Sálvaro
continua após a publicidade

Imagine estar fazendo compras no centro da cidade e dar de cara com uma fila de modelos lindas, vestidas para a primavera, desfilando na calçada. Isso foi o que aconteceu no último sábado, dia 7, na Rua XV de Novembro, em Curitiba. Também apelidada de Rua das Flores e conhecida como a primeira rua brasileira a ser fechada apenas para pedestres, a XV foi palco do Curitiba Flower Power, um evento produzido por Victor Sálvaro e realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba. “A Curitiba Flower Power é uma edição pós-moderna da antiga Festa da Primavera. Curitiba, no início do século XX, por inspiração do professor Dario Vellozo, da Vila Isabel, tinha o costume de fazer um desfile de primavera, em que as moças se vestiam de musas e os moços, gregos. O passeio saía daqui, da Rua das Flores, até a Praça Santos Andrade. O que vemos hoje é um resgate, resultado do trabalho criativo do estilista e produtor de moda Victor Sálvaro e a cidade agradece essa promoção”, lembrou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ao todo, foram 32 modelos participando do desfile, que exibiu peças feitas por estilistas curitibanos, com tecidos de estampas florais cedidos por uma tradicional loja de tecidos da cidade, a Tecelagem Imperial. A passarela começou na Boca Maldita e terminou em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade. Após a parada para fotos, os modelos voltaram ao ponto inicial e distribuiram rosas aos cidadãos, cedidas pela Esal Flores. Para agitar o público e levar mais cultura curitibana ao desfile, as cantoras Michele Mara, Val Andrade e Carine Luup fizeram shows durante todo o evento. Todas as peças participantes do desfile estarão à venda em breve no Facebook, e todo o valor arrecadado será doado ao Erastinho, primeiro Hospital Oncopediátrico do Paraná.

CREF9/PR destaca papel do profissional de Educação Física no Dia Mundial de Prevenção da Obesidade

No Dia Mundial de Prevenção da Obesidade, que se comemora em 11 de outubro, o Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR) lembra o importante papel que a atividade física orientada tem nos programas de emagrecimento e no controle da obesidade e suas complicações, doença que tem levado cerca de 80 mil pessoas a óbito todos os anos. “Juntamente com outras áreas da saúde, o profissional de Educação Física atua na profilaxia dos males que podem levar à obesidade mórbida, e também auxilia no tratamento e controle da doença”, lembra o professor Antonio Eduardo Branco, presidente do CREF9/PR. Ele reforça que, através de atividades físicas e exercícios orientados, juntamente com uma boa anamnese, um bom controle e um bom check up, os profissionais da Educação Física têm um papel significativo na redução das taxas da obesidade, assim como na prevenção das doenças crônicas associadas a ela, tais como pressão alta, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, entre outras. “Temos nos colocado sempre à disposição para apoiar iniciativas do Conselho Nacional de Saúde e das Secretarias de Saúde, para que efetivamente, cada dia mais, essas parcerias contribuam para melhorar à saúde da população”, reforça o presidente. “Estamos dispostos e à postos para contribuir com o controle dessa epidemia, através dos exercícios e atividades físicas orientadas pelos profissionais de Educação Física”, finaliza.

Bodebrown e Quintana realizam novo jantar harmonizado

Fabricio, Gabriela e Samuel Cavalcanti. Foto: Divulgação

Depois do sucesso da estreia, realizada em agosto, a cervejaria Bodebrown e o restaurante Quintana realizam no dia 19 de outubro (quinta-feira) uma nova edição do jantar harmonizado. O evento, que acontece no Quintana, celebra o lançamento da cerveja Puela Malum Strong Golden Ale com Jabuticaba. A receita foi desenvolvida de forma colaborativa pelo cervejeiro Samuel Cavalcanti, da Bodebrown, com o sommelier de cervejas Fabricio Thomaz e a chef Gabriela Carvalho, ambos do Restaurante Quintana, de Curitiba. O evento acontece a partir das 19h30.   O menu traz entrada, principal e sobremesa, com uma garrafa da cerveja, a R$ 110 por pessoa (taxa de serviço inclusa). Os ingressos estão à venda no site da Bodebrown: https://loja.bodebrown.com.br/biere-de-table

A Puela Malum segue a linhagem belga, com um grau alcoólico de 9,7%, contando com especiarias, notas sutis de jabuticaba nativa da Mata Atlântica, equilibradas com notas florais e frutadas, como a de pera. “A receita conta com três leveduras belgas distintas, que realçam estas notas, e uma pitada de brasilidade com a jabuticaba”, comenta Cavalcanti. “É uma opção forte, mas ao mesmo tempo equilibrada”. A Puela Malum é a segunda criação da série Bière de Table, que marca a parceria da Bodebrown com chefs renomados para elaboração de cervejas gastronômicas.

Exposições da Bienal de Curitiba trazem mais atrações culturais no feriadão

O feriadão de Nossa Senhora Aparecida é uma excelente oportunidade para visitar exposições da Bienal de Curitiba, em mais de 50 espaços da capital.  Para aproveitar as atrações disponíveis é bom estar atento aos horários dos locais onde as mostras acontecem. Os Museus Alfredo Andersen e Museu Paranaense trabalharão com horário de fim de semana, que vai das 10 às 16 horas. O Museu de Arte Contemporânea também, exceto no dia 13 de outubro, onde abrirá das 10 às 19 horas. O Museu Oscar Niemeyer permanecerá aberto das 10 às 18 horas. O Museu Municipal de Arte, o MuMA, irá das 10 às 19 horas. Já os museus pertencentes ao Solar do Barão, o Museu da Gravura e o Museu da Fotografia, terão horário de abertura que vai do meio dia às 18 horas. O único local de exposição que permanecerá fechado durante todo o feriadão será a Biblioteca Pública do Paraná. O Memorial de Curitiba fecha nesta quinta e sexta-feira e abre no sábado e domingo, das 9 às 15 horas. O Palácio Iguaçu estará fechado nesta quinta e sexta-feira para as visitações das obras da Bienal. O Museu Oscar Niemeyer funcionará normalmente nesta quinta, sexta, sábado e domingo, das 10 às 18 horas.