Concurso de Gravura premia vencedores em noite de vernissage

6º Prêmio Ibema Gravura. Obras selecionadas seguem expostas no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, até fevereiro de 2017, Foto: Rubens Nemitz Jr 24 de novembro de 2016, no Solar do Barão., Curitiba - PR.

O Prêmio Ibema Gravura, promovido há seis anos pela terceira maior produtora de papelcartão do país e um dos maiores players da América Latina, premiou, em noite de vernissage, realizada no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, localizado no Solar do Barão, as 20 obras classificadas nesta sexta edição de realização. É o maior concurso do gênero promovido pela iniciativa privada no país e destina-se aos estudantes de cursos superiores e de escolas de artes gráficas do Brasil e do exterior. Este ano foram 164 obras inscritas, 122 trabalhos enviados e R$ 13 mil distribuídos entre os 10 primeiros lugares. As obras foram avaliadas por um júri composto por experts no assunto como a artista plástica e especialista em gravura Uiara Bartira, pelo designer e professor coordenador da ESPM Fabio Mestriner, a artista e professora Rossana Guimarães, e pela artista e coordenadora do Museu da Gravura de Curitiba Juliana Leonor Kudlinski.

 Toni Cesar Graton. Foto: Rubens Nemitz Jr
Toni Cesar Graton. Foto: Rubens Nemitz Jr

O primeiro colocado foi o artista Toni Cesar Graton, da UNESPAR – EMBAP com a obra “Fluxo Mental”. Segundo o estudante, o trabalho produzido para participar do concurso retrata o resultado de um pensamento que veio de uma pesquisa sobre a relação entre matéria e o pensamento (mente) e como são transformados. “Esta gravura em metal significa tudo o que aconteceu antes de mim para que eu possa saber o que eu sei hoje. A ideia é tratada como uma matéria a ser transformada”, detalha. Esta é a quinta vez que ele participa concurso, que para ele é uma oportunidade para promover o trabalho. “Quando você constrói uma obra de arte, o alcance que ela vai ter depende de quem a criou, é preciso fazer a mensagem chegar às outras pessoas”, explica.  O segundo lugar ficou para Karen Axelrud, do Curso de História da Arte Conversas Ilustradas, do Rio Grande do Sul, com a obra “DM 10”. A Gravura em metal produzida para o prêmio é continuação de uma série de 32 trabalhos que foram expostos no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre. O desenho é feito com matrizes e se forma a partir do deslocamento das peças. Já a terceira colocação ficou com Lucas Naganuma de Rezende, da Universidade de São Paulo, com a obra “Quatro Sois”. A gravura produzida com a técnica ponta seca mostra a paisagem de um lugar imaginário, onde não há dia nem noite.       A mostra segue em cartaz, no Museu da Gravura Cidade de Curitiba, até 26 de fevereiro de 2017, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, e sábado e domingo, das 12h às 18h. A entrada é gratuita.

Como usar sucos e vitaminas para combater o estresse

Conheça alguns dos benefícios do consumo de bebidas saudáveis. Foto: Divulgação
Conheça alguns dos benefícios do consumo de bebidas saudáveis. Foto: Divulgação

Final do ano chegando e a sensação de cansaço consome muitas das nossas energias no trabalho, no convívio familiar e social. O estresse e a fadiga nem sempre estão relacionados apenas ao excesso de tarefas, mas também podem ser uma consequência de hábitos de vida e alimentação inadequados.  Uma dieta pouco balanceada, rica em carboidratos e pobre em vitaminas, minerais e água, pode fragilizar o organismo. Por isso, de acordo com a médica endocrinologista, Dra. Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aisengart, incluir mais sucos naturais e vitaminas, no seu dia a dia, pode realmente fazer a diferença no combate à fadiga.   “Os sucos naturais proporcionam bastante saciedade, são ricos em vitaminas e minerais, hidratam e são opções saudáveis e rápidas para ajudar as pessoas a não passarem longos períodos sem se alimentar, especialmente no período mais quente do ano”, explica a médica.  Alguns alimentos contribuem positivamente no  combate ao cansaço e proporcionam sensação de bem-estar.  Morangos, maracujá e banana-prata, que podem ser consumidos in natura ou em forma de sucos ou vitaminas são ótimos exemplos. “Os morangos são ricos em vitamina C, que têm ação antioxidante, e em carboidratos, que fornecem energia para combater a fadiga. Já o maracujá possui passiflora, que ajuda a acalmar. A banana-prata, por sua vez, é rica em potássio, triptofano e vitamina B6 – conhecida como ‘anti-estresse’, e, por ser uma ótima fonte de energia, a fruta ajuda a diminuir o cansaço”, comenta.

Concerto musical no Guairinha teve participação do Coral da CAA e OAB Paraná

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Coral da CAA e OAB Paraná fez sua 16ª apresentação em eventos na noite desta terça-feira, 29 de novembro, no concerto musical promovido pelo Coral FAE, em parceria com a Big Belas Band da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), no auditório Guairinha do Teatro Guaíra, em Curitiba.  Foi a segunda apresentação do Coral em um espetáculo cênico musical promovido pelo Coral FAE. “Foi uma participação diferente daquela que fizemos no evento do Teatro Bom Jesus e desempenhar papeis diferentes capacita o grupo através de novas experiências, além de engrandecer o espetáculo”, pontuou a diretora da CAA-PR Iolanda Gomes. O Coral Bom Jesus Lourdes e o Coral da LM da EMBAP também participaram do evento como convidados.   O Coral da CAA e OAB Paraná participa de um terceiro espetáculo promovido pelo Coral FAE e Big Belas Band no dia 6 de dezembro, na Capela Santa Maria. Além disso, apresenta seu repertório de Natal no Shopping Cidade (02/12), no Instituto de Engenharia do Paraná – IEP (05/12), na OAB Paraná (07/12) e na Capela Santa Maria (08/12).

Mestre dos saltos é o novo coordenador dos cursos de modelo da Forum School

Namie Wihby
Namie Wihby

O renomado coach de passarela, Namie Wihby, é o novo contratado da Forum Model. O mestre dos saltos será o coordenador do curso regular de modelos da Forum School. “É uma honra podermos contar com este nome de peso em nosso staff”, comemora Guilherme Schneider, diretor da agência.  Com o contrato recém assinado, Namie já esteve em Curitiba para iniciar as atividades. “Abracei essa causa porque acredito muito no trabalho da Forum. Estou com uma expectativa muito positiva em assumir esse desafio”, diz. Sob a nova coordenação, o curso passará por algumas reformulações e entrará em 2017 cheio de novidades. “Vai ser um divisor de águas para o mercado e para as pessoas. Queremos preparar esses jovens não só para o trabalho, mas também para a vida”, explica.  O curso terá em sua grade aulas de passarela, fotografia, expressão corporal e vídeo, com atividades práticas e teóricas. “A ideia é despertar o que há de melhor nos alunos, que eles descubram suas aptidões”, explica. Outro objetivo do treinamento é mostrar a importância da profissionalização no mundo da moda. “Vamos bater nesta tecla. É preciso ter disciplina e entender que quanto mais preparado o modelo estiver, mais trabalho ele vai ter”, explica.  “É uma profissão que exige até mais que as outras, porque o produto é você”, afirma.

Gastromotiva forma sua primeira turma em Curitiba

 Jovens receberam aulas gratuitas de Capacitação em Cozinha e se preparam para entrar no mercado de trabalho. O chef e fundador da Gastromotiva, David Hertz, estará presente na formatura.
Jovens receberam aulas gratuitas de Capacitação em Cozinha e se preparam para entrar no mercado de trabalho. O chef e fundador da Gastromotiva, David Hertz, estará presente na formatura.

A Gastromotiva, projeto que promove a transformação social por meio da gastronomia, forma sua primeira turma do curso de Capacitação em Cozinha, em Curitiba nesta quarta-feira (7/12). As aulas acontecem desde setembro deste ano, quando o chef e empreendedor David Hertz trouxe o movimento para a cidade em parceria com a Universidade Positivo.  O curso vai formar 37 alunos, entre 17 e 35 anos, com renda familiar de até três salários mínimos. No currículo constam 220 horas de aulas sobre técnicas de gastronomia, como panificação, cozinha quente e fria, cidadania, ética e postura profissional. Com essa qualificação, muitos já conseguiram empregos temporários e devem permanecer nessas vagas após a formatura. Há também os que já utilizam suas habilidades, produzindo e vendendo pães, bolos, doces e massas em suas comunidades.  Chefs de restaurantes locais, como a Cantina do Délio e La Varenne também apoiaram a iniciativa, com doações financeiras e ensinando técnicas exigidas pelo mercado de trabalho. Ao final do curso, muitos desses alunos são contratados pelos restaurantes parceiros.

Voltar ao topo