Já não é mais novidade que o YouTube virou uma ferramenta importante para que cantores, profissionais ou não, divulguem seu trabalho. Mas e quando, mais que um simples vídeo, o canal pode mostrar várias faces de um artista? Pois é, agora além dos clipes, o sertanejo vem aproveitando as redes sociais para fazer ‘versões’ de músicas.

continua após a publicidade

Explicando melhor, normalmente as novidades são clipes produzidos ou músicas gravadas para um DVD. Agora, a aposta está nos acústicos ao ar livre. Vou pegar aqui dois exemplos recentes. Na semana passada Simone & Simaria lançaram Bom Substituto. O vídeo apresenta toda uma produção, com belas imagens e toda uma construção do material. Mas a canção, em si, conta apenas com violão e percussão como instrumentos.

No dia seguinte, George Henrique & Rodrigo apresentaram Falta. A ideia do acústico é a mesma, só com voz e violão. A diferença é a formatação do clipe, pois eles seguiram uma gravação linear, quando todas as imagens são capturadas de uma vez só, sem cortes, apesar de ter ângulos diferentes. A dupla, aliás, aproveitou também para divulgar outros novos trabalhos, como De Copo em Copo e Superstição, que foram gravadas no mesmo local, dia e formato.

Independentemente da maneira com que foi feito o vídeo, cada vez mais o sertanejo vem apostando no acústico. Lá atrás, duplas como Fernando & Sorocaba e Marcos & Belutti já haviam adotado essa fórmula até para gravar cd e DVD. Mas a ideia da ‘simplicidade’ nas canções vem ganhando espaço, principalmente em letras mais românticas, o que dá uma cara mais íntima ao trabalho. Uma tendência que certamente deve ganhar outros adeptos daqui para frente.

continua após a publicidade

Shows

Amanhã, Naiara Azevedo vem a Curitiba e se apresenta na Shed. Domingo, a dupla João Bosco & Vinícius sobe ao palco do Teatro Positivo.

continua após a publicidade