Querido Théo, sou Mafuz, seu avô. Ao meu lado está Eliane, a sua avó. Somos pais de Betinha, a sua mãe. Queríamos estar aí, em Montreal. Fizemos tudo para ir, mas, fomos impedidos. Quando você ler essa carta, já conhecerá das razões pelas quais o mundo, nesse 26 de agosto de 2020, era refém de um vírus mortal.    

continua após a publicidade

Meu neto Théo. Já falei para a tua mãe Betina e teu pai Marc, e agora, falo para você: eu estava sendo injusto com Deus. Quase perdendo a esperança de que haveria o dia seguinte, esqueci do presente divino que estava já sendo entregue: você.  

E, agora, você chegou influenciando todos os nossos sentimentos, imunizando-nos contra a angústia e contra o medo. É o novo integrante de um mundo que já tem Gabriela, Leonardo, Julia e Francisco. É um mundo simples, alegre, e agora, cheio de bondosas saudades por causa de você. 

Meu querido Théo, não sei como será a sua cultura esportiva. Sei o fascínio que o Canadiens, jogando hóquei no gelo, provoca em Montreal. Mas, talvez, quando você ler essa carta, já terá ouvido falar no Club Athletico Paranaense. Vestindo-se de vermelho e preto, não provoca fascínio, mas loucuras.   

continua após a publicidade

Meu neto Théo. Mais tarde, quando já tiver lido essa carta, talvez, você ouça muitas histórias sobre esse teu avô. Quase todas serão verdades.   

Seja bem-vindo a esse mundo, Théo.  

Athletico, um festival de horrores contra o São Paulo

continua após a publicidade

Uma derrota é uma derrota como fato inevitável do futebol. A segunda derrota, em sequência, não deixa de ser um fato natural no futebol. A terceira já desperta suspeita. Quando vem a quarta, há uma verdade que não pode ser disfarçada. 

O Athletico voltou a perder. Agora, no Morumbi, para o sofrível São Paulo, 1×0. É a quarta derrota em sequência, que pode colocá-lo em uma zona desconfortável no Brasileiro. Mais grave do que a derrota, foi a sua descompostura técnica e tática. Um festival de horrores.   

Qual o objetivo do Furacão?   

Se é não ser rebaixado, precisa melhorar muito.   

+ Mais do Mafuz:

+ Furacão: vitória contra o São Paulo ou crise
+ Se a ausência de Dorival é a causa das derrotas, o Athletico está sem rumo
+ Jorginho é opção de desesperado no Coritiba?