Um álibi para o Brasil

Foto: Pedro Martins/MoWAPress.

Mineirão, Copa América: Brasil 2×0 Argentina.

Às vezes eu me pergunto: uma vitória no futebol significa, necessariamente, um passo à frente? Uma análise sem a influência dos excessos da narração oficial, e passando à margem do ambiente de rivalidade com os argentinos, irá alcançar uma única conclusão: a vitória sobre a Argentina, trouxe como benefício um lugar para a final da Copa América, mas corre o risco de ser transformada em álibi para a defesa para as incertezas desse Brasil de Tite.

A Canarinho perdeu a identidade com o povo brasileiro, que nós nos surpreendemos procurando mais os defeitos, que são muitos, do que as virtudes, que são poucas. Não obstante ser um time sem operação, de jogo mascado, não se pode negar as virtudes desse Brasil do Mineirão. Comandado por Daniel Alves, ganhou o jogo pela resignação aos seus limites. Os gols de Gabriel Jesus e Firmino foram de jogadas eventuais, porque as virtudes foram eventuais. Não precisou mais para vencer uma Argentina em sua pior versão, mesmo com Messi.

Em tempo: como faz falta Arnaldo Cezar Coelho nas transmissões da Globo. Sem ele, Galvão Bueno assumiu a análise da arbitragem. Ele fala o que quer entenda ser correto, transformando o comentarista especifico em mero confirmador de suas opiniões.

Inversão de valores

Os cartolas do Coritiba recolheram o projeto de mudar o comando técnico porque, acreditam, no canto de Pastana: os coxas só não estão no G4 em razão das chances que foram jogadas fora pelo time. Embora não tenha dito expressamente, Pastana se referiu aos dois pênaltis perdidos por Rodrigão.

Vejam só como as avaliações que prevalecem por interesse de Pastana e para as quais os cartolas dizem amém, são perigosas para o clube. O que devem ser considerados na análise não são os dois pênaltis que Rodrigão perdeu, mas os sete gols que marcou e que o tornam artilheiro da Segundona.

Não há lógica nessa tese defensiva de Louzer. Lógica há na única resposta à essa pergunta: qual seria a situação do Coxa sem os 7 gols de Rodrigão, com os 2 pênaltis marcados?