Queimando a história

O Atlético convocou os seus conselheiros para irem amanhã, pela manhã, ao CT do Caju, para aprovarem a mudança de suas cores. Se conseguirem sobreviver, o vermelho e preto, que não querem sair da alma, serão cores alternativas. Já escrevi e reescrevo: o edital não convoca os conselheiros para discutirem e aprovarem a alteração das cores, mas do uniforme.

E sendo as cores vermelha e preta valores culturais de acordo com a interpretação dos estatutos, a sua mudança, se fosse possível, dependeria de convocação específica. Mas como lei no Atlético é a lei de Petraglia, o tema será debatido e, se votado, será aprovado. É que os conselheiros do Atlético, na prática, são “conselheiros” de Petraglia.

Aprovado o projeto de rebaixar o vermelho e preto, o que os conselheiros irão falar aos filhos, à mulher, aos pais, e a si mesmos, olhando-se no espelho? Se assistiram ao filme “A menina que roubava livros”, (os livros eram os que Hitler mandava queimar), iriam à reunião, enfrentariam o projeto e votariam contra a proposta. E, assim, não entrariam para a história como incineradores dos livros que contam a história vermelha e preta.

É preciso que a torcida saiba o nome de cada conselheiro. É irrelevante a presença ou ausência. O caso é tão grave, que a ausência é o sim mais grave.

E todos saberão os nomes dos conselheiros. Pela recusa ou pela aprovação.

Reservo o último parágrafo para perguntar ao doutor Salim Emed, presidente do Atlético: irão cumprir a promessa feita aos atleticanos de que “enquanto for presidente, as cores não serão mudadas”?

Está na hora de Salim apresentar a sua verdade face: é homem ou é lobisomem?

Será Salim que entrará para a história como o presidente de direito que mandar queimar a história do Atlético? Essa história de que não manda nada já não deve ser aceita pela torcida. Se não manda, seria mais digno ir embora. Entraria para a história como um grande presidente.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!