Obrigação absoluta

No futebol, a obrigação de vencer tem que ser temperada pelas circunstâncias do jogo. Já está superado o tempo de que os fatores da tradição, da camisa, do campo e da torcida eram o bastante para se encontrar a vitória como solução. Nos dias de hoje, as variações táticas tendo núcleo a marcação e a ocupação física dos espaços, tornou todos quase iguais. Um ou outro consegue fazer da vitória um fato mais natural, em razão da qualidade individual.

Mas, às vezes, essa teoria é tragada por erros de comando. Vejam só o Atlético Paranaense.

Desprezando a si próprio pela intransigência de Petraglia em manter o técnico Fernando Diniz contra fatos e números, que a partir desse jogo em Fortaleza contra o Ceará, torna a vitória obrigatória.

Essa imposição não é limitada apenas ao jogo de Fortaleza, mas estendida a todos os jogos. Dito de outra forma: enquanto estiver apertado na zona de rebaixamento, o Atlético, em qualquer lugar, terá a obrigação absoluta de vencer.

E não precisava bater nesse ponto.

E não seria justo dar a um técnico e a um time jovem, sem nenhuma responsabilidade, essa conta que os idealizadores do “futebol alternativo”, deixaram para ser paga.

Mas, às vezes, na obrigação absoluta de ganhar, está a solução.

Tiago Nunes e esses jovens adotaram a causa do Furacão.

Enganador

Não são poucos os torcedores do Coritiba que reclamam do horário do jogo contra o Sampaio Correa: noite de sexta-feira, 21h30, Curitiba zero grau, no Couto Pereira, e pela Segundona.

Quando a tabela foi organizada, a CBF e a televisão escolheram o Coritiba como a única atração do campeonato. Não imaginavam que o Coritiba projetado fosse o Coritiba que está sendo executado, brigando contra si próprio para voltar à primeira divisão.

Todos os fatores exigem que o Coritiba ganhe a partida. Se não bastasse a crise técnica que esgotou a paciência da torcida, há o Sampaio Correa: caindo para a Série C, deixa uma temperatura de 30 graus em São Luiz para jogar num ambiente próximo a zero grau. E é o tipo de jogo, pelas circunstâncias, que não basta vencer. Uma vitória simples terá efeito matemático relativo, mas não emocional.

De primeira

Ao atualizar o blog logo após o jogo do Atlético, escreverei sobre Paraná x Botafogo, na Vila.