O velho professor

Escreve Carlos Drummond de Andrade, nosso poeta maior: “O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno dorme, cansado das canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Vai repreendê-lo? Não. O professor baixa a voz, com medo de acordá-lo”.

Foto: André Rodrigues

Agenor Piccinin, treinador do Toledo, lembra o velho professor de Drummond.  Compreensivo, aceitou a vida que o futebol lhe ofertou: comandar times do interior. Resignado, há quarenta anos o faz. O seu maior ganho, é atender o seu amor pelo futebol. E isso torna-o feliz.

Mestre em sofrer, a sua tese é a de que, no futebol, só o imponderável é capaz de enfrentar a força da lógica, Mas a sua tese não deixa o imprevisível ao deus-dará. Reforça-o com o jogo de casuísmo, que é o jogo da submissão absoluta ao adversário, que em tese, é o melhor, por ser o maior.

Inteligente é Piccinin: bem sabe que essa submissão voluntária e absoluta só é possível porque a derrota do pequeno, em uma final, não provoca traumas. Para os que, pela lógica, irão perder, já estar na final é a certeza de que o possível já foi realizado.

Ganhando ou perdendo o título com o Toledo, Piccinin sairá vencedor da Baixada: o velho professor já é o melhor treinador do Estadual-2019.

Não conhecendo o senhor Agenor, faço como Drummond fazia ao responder aos professores que lhe escreviam: a Agenor, um abraço saudoso de quem o não conhece.

Sensação

Jorge Valdano, no El País, apresenta-os como “os netos de Cruyff”.  São os jovens desse Ajax que, eliminando o Real Madrid e a Juventus na Liga dos Campeões, provoca as lembranças dos anos setenta deixadas pelo Ajax e pela seleção holandesa de Cruyff.

Quando as idéias são sadias, as suas influências se irradiam para a eternidade. Cruyff ditou um princípio e o Ajax segue-o: primeiro há que se aprender a jogar para depois ganhar.

O princípio tem base na ideia de que o futebol é cíclico: jogadores, por natureza, mudam, mas a ordem do jogo, quando é pura, não deve mudar. Há de chegar o dia em que haverá um novo encontro entre uma nova geração de craques e o mesmo jogo. Então, competir e ganhar serão fatos naturais.

De primeira

O blog será atualizado nesta sexta da Paixão.