Um amigo sempre me provoca com uma dose de ironia, dizendo que quando eu estou sem assunto escrevo sobre o Paraná. Outro amigo, médico otorrino e atleticano dos grandes, não consegue guardar a sua irritação com as poucas linhas que escrevo sobre o Paraná.

continua após a publicidade

O Paraná pode até não conseguir voltar ao Brasileiro (A), por conta de sua reação tardia. Mas que já merece sair do pé da página, e se transformar, mesmo que em caráter eventual, em assunto de primeira, não há dúvida.

Os outros torcem contra o Paraná? Pois quero dizer que torço para que aquele, que na saudosa locução de Lombardi Júnior chegou a ser o Tricolor-Tricolaço, retorne à Série A. O motivo central está no seu público. Não foram pouco os jogos em que a Vila Capanema lotou. Contra Londrina, a Vila deve receber o maior público do ano. E se conseguir manter-se pau a pau na luta por uma vaga, o cinza da Baixada vai ficar tricolor no jogo contra o Internacional.

E para nós da imprensa de Curitiba, o Paraná precisa voltar. Nosso mercado de trabalho restrito, empobreceu. A extensão dos jogos na televisão, e o privilégio dos jornais digitais, provocaram desempregos. A nossa Associação quebrada e que mantém o mesmo presidente há 10 anos, é incapaz de ser sensível para compor e pagar a dívida que tem com Chica, que tanto nos serviu, e agora está doente. Nosso sindicato, às vezes, parece bater asas para o interesse patronal.

continua após a publicidade

Nós temos que arrumar armas para defende o nosso mundo. E a volta do Paraná será uma arma poderosa. Amanhã, o Paraná joga contra o Londrina.

Lobisomem

Concordo que errei ao escrever que o aumento da mensalidade dos sócios do setor FAN foi de 150%. Mas não concordo que seja questão matemática, porque no texto não há valor de referência. Só que há alguns comentaristas que enxergam, mas não conseguem ler: o espírito, portanto, o objetivo do texto de ontem, que repercutiu em nove de dez mensagens trocadas no mundo atleticano, foi demonstrar as intenções de Mário Celso Petraglia.

continua após a publicidade

Aceito as críticas de quem se apresenta com nome, e em especial, com nome e sobrenome. Esse é homem. Quem esconde o nome, apresentando-se com uma ilustração, é lobisomem.