Maus fluídos

O futebol é uma vida paralela a que vivemos. É uma metáfora, dizem os espanhóis. Digo-lhes que nem sempre.

No futebol, tudo é compreensível e tudo é justo. A manifestação de um sentimento pela vaia, não tem origem em um impulso voluntário e pensado. Nasce na consciência originada pelo que os olhos vêm e transmitem.

Na Baixada, com razão, o Athletico foi mandado de volta para o vestiário pelas vaias dos seis mil atleticanos. É que acabara de jogar uma partida medíocre e perder para um semiamador, o Cascavel CR (1×0), que esteve para abandonar a disputa do Estadual. As vaias não foram somente pela derrota em si, embora já fosse o bastando para provocá-la. Vaiou-se em razão de que a torcida, carregando o sentimento de ver um dos campeões da América, sentiu-se desprezada. E quando se despreza o orgulho próprio da arquibancada, não há derrota que possa ser compreendida. E, ainda mais, desorganizado, com os péssimos Léo, Reginaldo, Bergson e Marquinho, e com uma camisa (a mesma usada na eliminação da Copinha) que parece provocar maus fluídos.

Vitória valorosa

O “novo” Coritiba ganhou em Foz, 4×0.

O fracasso em 2018 não irá tratar as previsíveis derrotas do Coxa, como um fato natural do futebol. Então, uma vitória de 4×0, em Foz, pode ser considerada coisa especial. Para quem submete-se à obrigação de só vencer, a vitória tem que ter valor. Mesmo que, um dos gols tenha sido de Alan Costa, o zagueiro que provoca arrepios na torcida.

Dirão que goleou o Foz.

Não é nada, imagine-se ao contrário, perdendo.

Vitória lógica

O Operário ambientou a Vila Capanema, em um quintal de Vilas Oficinas. Parecendo dono da casa, dominou o Paraná. E como “dono da casa”, prestou a obrigação de vencer: 1×0. E com uma dupla de ataque, que Coritiba e Atlético revelarem no século passado: Bruno Batata e Schumacher.

Não obstante dominar, a vitória do Fantasma teve como causa direta as defesas do seu goleiro Simão. A segunda, foi da espécie “Banks”: a bola cabeceada da pequena área, de cima para baixo, é defendida no chão. Foi o grande lance da rodada do Estadual.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!